Confira a lista de filmes LGBT+ do 30º Festival de Curtas Kinoforum

Mais de 30 títulos com temática LGBT+ serão exibidos gratuitamente no Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo (Curta Kinoforum), que começa nesta quinta-feira, 22

Esta é a semana que começa a 30ª edição do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo (Curta Kinoforum), idealizado pela über visionária Zita Carvalhosa. A programação começa nesta quinta-feira, 22, com uma masterclass de Jorge Furtado, diretor do lendário curta “Ilha Das Flores”.

Entre os 324 filmes que serão exibidos gratuitamente no Curta Kinoforum, cerca de 40 deles têm a diversidade sexual como tema. Da Mostra Internacional, o grande destaque é o grego The Distance Between Us and the Sky do diretor Vasilis Kekatos, ganhador da Palma de Ouro de curtas-metragens, que conta a história de dois estranhos numa improvável barganha em um posto de gasolina isolado.

Listamos abaixo alguns dos que retratarão LGBT+ nas telas.

AURORA Quatro garotas compartilham seus sonhos em um pequeno apartamento. O dia nasce novamente, mas algumas não conseguem dormir. Quatro garotas compartilham seus sonhos dentro de um pequeno apartamento até que o dia nasce novamente, algumas não conseguem dormir. (2018 Ficção 18′ Renata Spitz)

BONDE Três jovens negros da favela de Heliópolis saem em busca de refúgio na vida noturna LGBT+ do centro da cidade. Três jovens negros da favela de Heliópolis saem em busca de refúgio na vida noturna LGBT+ do centro da cidade. (2019 Ficção 18′ Asaph Luccas)

MARIE Com a morte do pai, Marie retorna ao sertão depois de 15 anos. Seu amigo de infância, Estêvão, vai partir com ele numa viagem até Crato, cidade natal do pai. “Marie” é um road movie que conta a história de Mário que retorna ao sertão, depois de 15 anos, para enterrar o pai. Mário regressa para sua cidade natal, como Marie, uma mulher trans. Lá reencontra seu melhor amigo de infância, Estevão e com ele o seu passado. Com a ajuda de Estevão, Marie parte numa viagem para enterrar o seu pai na cidade do Crato. (2019 Ficção 25′ – Leo Tabosa)

MONA Na barraca de Agatha, as monas estão em busca de sexo, drogas e alguém para ouvi-las. A instabilidade da vida marginal coloca em risco a esquina que é a casa delas. At Agatha’s tent, the “monas” (2019 Documentário 23′ – Luíza Zaidan e Thiago Schindler)

NEGRUM3 Entre melanina e planetas longínquos, o curta propõe um mergulho na caminhada de jovens negros da cidade de São Paulo. Um ensaio sobre negritude, viadagem e aspirações espaciais dos filhos da diáspora. Entre melanina e planetas longínquos, NEGRUM3 propõe um mergulho na caminhada de jovens negros da cidade de São Paulo. Um ensaio sobre negritude, viadagem e aspirações espaciais dos filhos da diáspora. (2018 Documentário/Experimental 20′ – Diego Paulino)

OS ÚLTIMOS ROMÂNTICOS Dois rapazes compartilham diferentes pontos de vistas do mesmo encontro sexual em um local público. Dois rapazes compartilham diferentes pontos de vistas do mesmo encontro sexual em um local público. (2019 Ficção 12′ – João Cândido Zacharias)

PEIXE Marina é uma jovem mulher que trabalha em Belo Horizonte realizando entregas com sua bicicleta. Marina é uma jovem mulher que trabalha em Belo Horizonte realizando entregas com a sua bicicleta. (2019 Ficção 17′ – Yasmin Guimarães)

PLUMA FORTE Um doc-poema sobre o corpo da mulher: dissidente, desejante, desviado, empoderado, suado, latejante, sobrevivente. Em cena, quatro artistas que desafiam os padrões, subvertem as normas e poetizam seus corpos em atos de resistência e transgressão. Pluma Forte é um doc-poema sobre o corpo da mulher: dissidente, desejante, desviado, empoderado, suado, latejante, sobrevivente. Em cena, quatro artistas que desafiam os padrões, subvertem as normas e poetizam seus corpos em atos de resistência e transgressão. (2019 Documentário/Experimental 14′ – Coraci Ruiz)

REFORMA Francisco está insatisfeito com o próprio corpo. Francisco está insatisfeito com o seu corpo. (2018 Ficção 15′ – Fábio Leal)

SAMPLE A clássica história de amor na qual uma jovem encontra um jovem, com a exceção de que eles são negros e vivem numa cidade cheia de memórias embranquecidas. A clássica história de amor na qual uma jovem encontra um jovem com a exceção de que eles são negros e vivem numa cidade cheia de memórias embranquecidas. (2018 Ficção 15′ – Ana Julia Travia)

TEA FOR TWO Silvia é uma cineasta de meia idade em crise com sua vida. Na mesma noite em que é surpreendida pela visita da ex-esposa, que a largou há alguns anos, conhece outra mulher que a fascina. Silvia é uma cineasta de meia idade em crise com sua vida. Na mesma noite em que é surpreendida pela visita da ex-esposa, que a largou há alguns anos, conhece uma outra mulher que a fascina. (2018 Ficção 25′ – Julia Katharine)

UM ENSAIO SOBRE A AUSÊNCIA Uma investigação sobre o homem negro a partir de Rômulo, um homem de 40 anos, morador da periferia de Salvador, estudante de História na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Um ensaio sobre a ausência busca fazer uma investigação sobre o homem negro através de Rômulo, um homem de 40 anos, morador da periferia de Salvador, estudante de História na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. (2018 Documentário 15′ – DAVID AYNAN)

VIGIA Num grande supermercado, Magno vigia meninos de mochila nos corredores, enquanto a madrugada se arrasta lentamente para Bismarck, o Caixa 11. Num grande supermercado, Magno vigia meninos de mochila nos corredores, enquanto a madrugada se arrasta lentamente para Bismarck, o Caixa 11. (2018 Ficção 23′ – João Victor Borges)

APNEIA Muriel não sabia nadar, tinha tanto medo. Um medo que ecoava a distância de sua mãe e trazia à tona os pavores e monstros da infância. Mergulhada em si mesma, ela busca agora a voz e o ar que sempre lhe faltaram, como menina e como mulher. Muriel não sabia nadar, tinha tanto medo. Um medo que ecoava a distância de sua mãe e trazia à tona os pavores e monstros da infância. Mergulhada em si mesma, ela busca agora a voz e o ar que sempre lhe faltou como menina e mulher. (2019 Animação 14 – Carol SAKURA e Walkir FERNANDES)

REALEZA GAY Uma cidade de 8 mil habitantes encravada na floresta amazônica faz de uma festa de São João um evento de respeito à diversidade. Uma cidade de 8.000 habitantes encravada na floresta amazônica faz de uma festa de São João um evento de respeito à diversidade. (2019 Documentário 13′ – Carlos Magalhães e Maria Fernanda Ribeiro)

SANGRO Inspirado em uma história real, o filme é a confissão íntima de uma pessoa que vive com HIV. Turbilhão de sentimentos. As primeiras sensações. Uma tentativa de desmistificar questões que sobrevivem no imaginário social em relação ao vírus. Inspirado em uma história real, “Sangro” é a confissão intima de uma pessoa que vive com HIV. Turbilhão de sentimentos. As primeiras sensações. Um filme em animação que busca desmistificar questões que sobrevivem até hoje no imaginário social em relação ao vírus. (2019 Documentário/Animação 7′ – Tiago Minamisawa, Bruno H Castro e Guto BR (Co-director)

SWINGUERRA Na quadra de esportes de uma escola pública, um grupo de dançarinos ensaia rotinas altamente disciplinadas sob o olhar atento de um coreógrafo. As tensões assombram os desejos pessoais enquanto são observados pelas companhias rivais. (2019 23′ – Bárbara Wagner e Benjamin de Burca)

BR_RIP Em algum lugar ao Sul, uma barata monstruosa e uma heroína gigantesca se enfrentam num duelo mortal pelo futuro. Em algum lugar ao Sul, uma barata monstruosa e uma heroína gigantesca se enfrentam num duelo mortal pelo futuro (2018 Ficção/Animação 10′ – Carlos Nogueira)

COLÔNIA Membros de uma sociedade oprimida se rebelam contra o status quo. Um filme que estuda a relação entre o narcisismo e o proto-fascismo, com trilha sonora de Pussy Riot. (2018 Ficção/Experimental 8′ – Fernanda Ramos).

ARCO DO TEMPO (2019; Documentário,Experimental 17′ – Juan Rodrigues), SOU PIETRA, AFETO, AMIGAS TRANS, TRANS GARI, TRANSIÇÃO SANGUINÁRIA e ZERO PRECONCEITO também estão entre os que serão exibidos.

Sobre assexualidade, destaque para Infinito Enquanto Dure.

TROFÉUS BORBOLETA DE OURO

Três destaques (um filme brasileiro, um filme estrangeiro e um prêmio especial) para curtas que tratam da diversidade sexual, selecionados pela equipe do Cineclube LGBT+ entre os filmes 2018/2019 serão premiados na cerimônia que acontecerá no dia

SERVIÇO

30º FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS-METRAGENS DE SÃO PAULO – CURTA KINOFORUM

Programação: 22 de agosto a 01 de setembro de 2019 – Entrada gratuita
Mais infos: http://bit.ly/324curtas

Locais: Cinemateca Brasileira, CineSesc, Museu da Imagem e do Som – MIS, Espaço Itaú Augusta, Centro Cultural São Paulo – CCSP, Cine Olido, Cinusp e CEU’s Perus, Caminho do Mar e Vila Atlântica

Patrocínio: Sabesp (via Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cidadania – Secretaria Especial da Cultura), Ericsson (via ProAC ICMS – Secretaria de Cultura e Economia Criativa – Governo do Estado de São Paulo), SPCine, Prefeitura da cidade de São Paulo, BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), FSA (Fundo Setorial do Audiovisual), SAV (Secretaria do Audiovisual) e Ancine.

Realização: Kinoforum, Superfilmes, SESC, Cinemateca Brasileira, Museu da Imagem e do Som  – MIS.

Informações: www.kinoforum.org/curtas / www.facebook.com/kinoforum