GAY BLOG BR by SCRUFF

A vida e obra de Vania Toledo serão retratadas, a partir deste sábado (04), às 11h, na exposição Caixa Preta. A homenagem à fotógrafa, que faleceu em 2020, será no estúdio True Love Tattoo. A mostra apresenta 40 fotos de diversos ensaios e um bazar de roupas, acessórios, livros e memorabilia da artista. 

Vania Toledo (Foto: Reprodução)

O bazar acontece apenas no final de semana da abertura da exposição, nos dias 4 e 5 de junho. “Caixa Preta” tem organização de Juliano Toledo, filho de Vania, e conta com curadoria do fotógrafo Fausto Chermont e texto crítico do jornalista Mário Mendes.

Vania fotografou algumas das pessoas mais importantes da cultura, política e artes do país, nos anos de 1970 a 1990. Nomes como Cazuza, Ney Matogrosso, Andy Warhol e Fernanda Montenegro aparecem na lista que pessoas que já posaram para as lentes da artista.

Cazuza (Foto: Vania Toledo)

Como fotojornalista, ela ganhou notoriedade por seus retratos para colunas sociais, que depois ganharam forma como ensaio-exposição intitulado “Diário de Bolsa“, em 2008, na Pinacoteca do Estado de São Paulo. Esse trabalho também ganha destaque nesta retrospectiva, inclusive com a presença da máquina fotográfica Yashica que ela carregava na bolsa quando ia a festas e eventos sociais.

Na exposição, também há seleções de imagens das séries “Palco Paulistano“, “Detalhes de São Paulo” e “Corpo Livre” que mostram a versatilidade de Vania, desde a intimidade com a cena artística e a sensibilidade dos retratos até as técnicas de estúdio e ao ar livre.

Ney Matogrosso (Foto: Vania Toledo)

Serviço

Exposição Vania Toledo – Caixa Preta

Curadoria: Fausto Chermont;
Local: True Love Tattoo – Rua Dr. Cesário Mota Jr 448, Vila Buarque;
Abertura: Sábado (04/06), das 11h às 22h, com DJs Cacá DiGuglielmo, Adriana Recchi e Juliano Toledo; Domingo (05/06) das 14h às 20h, com DJs Felipe Venâncio, Lu Fonzar e Juliano Toledo;
Visitação: 06 a 25 de junho, de segunda-feira a sábado, das 12h às 20h.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)