GAY BLOG BR by SCRUFF

Na próxima segunda-feira (27), a Mostra de Cultura LGBTI+ de Londrina (PR), um encontro virtual chamado Semana Diálogos sobre Políticas e Cultura LGBTI+. Com uma série de debates, a atividade faz parte do eixo formativo da Parada LGBTI+ da cidade.

Neste ano, a programação leva o nome de Semana Megg Rayara, em homenagem à professora paranaense. Rayara foi a primeira travesti negra doutora em Educação do Brasil e hoje é pesquisadora e docente na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Dentre as temáticas abordadas, durante os cinco dias de encontros online, estão a representatividade e a visibilidade, modos de expressão da identidade, o consumo consciente (pink money) e o envelhecimento. De acordo com a organização, o objetivo do encontro é aliar a alegria da Parada com momentos de debate e reflexão sobre as demandas da comunidade.

Parada LGBTi+ de Londrina (PR) (Foto: Dayanne Gonçalves Fotografias)

Mariana Valle, do Coletivo Movimento Construção, conta que essa é uma oportunidade de promover conversas e combater a desinformação. “É preciso mais do que nunca criar pontes e espaços de diálogo para que possamos romper a barreira da ignorância”, defende.

Para a abertura do encontro, estarão presentes a ativista Renata Borges e o advogado Paulo Carneiro. Renata é idealizadora da Marcha da Visibilidade Trans e Travesti do Paraná e da Parada LGBTI+ de Apucarana (PR). Já Carneiro é especialista em Direitos Humanos e trabalha com advocacia humanista. 

Os encontros acontecem de modo online, entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro, às 20 horas. Os temas debatidos terão diferentes convidados em cada ocasião. A mediação será feita pelo Coletivo Movimento Construção, que organiza a Mostra de Cultura LGBTI+ junto da produtora cultural PÁ! Artística.

A Semana Diálogos sobre Políticas e Cultura LGBTI+ será transmitida nas páginas oficiais da Parada LGBTI+ de Londrina no Youtube, Facebook, Instagram ou LinkedIn. A programação completa também pode ser encontrada nos mesmo canais.

Mostra de Cultura LGBTI+

No dia 17 de outubro será realizado em Londrina a Mostra de Cultura LBGTI+. Transmitida ao vivo pela internet. A atividade faz parte da Parada LGBTI+ de Londrina. Na edição de 2020/2021, a ação precisou migrar para o ambiente digital, a fim de se adaptar às normas impostas pela pandemia.

A programação contará com três horas de transmissão ao vivo direto de um estúdio da cidade. Segundo a organização, as atrações foram escolhidas através de uma chamada pública e  o resultado será divulgado nas próximas semanas.

Os artistas selecionados para as apresentações passaram por uma equipe de curadoria composta por 15 profissionais das artes e cultura da cidade e região. A Mostra de Cultura LGBTI+ de Londrina é um evento contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) por meio de edital aprovado em 2019 e com aplicação para 2020/2021.

SERVIÇO

SEMANA MEGG RAYARA – Diálogos sobre Políticas e Cultura LGBTI+
Data: 27/09, 28/09, 29/09, 30/09 e 01/10 (segunda a sexta)
Horário: 20h
Onde: transmissão ao vivo pelo  Youtube, Facebook, Instagram ou LinkedIn.
Acesso gratuito

MOSTRA DE CULTURA LGBTI+
Dia: 17/10 (domingo)
Horário: 16h
Onde: transmissão ao vivo pelo Youtube, Facebook, Instagram ou LinkedIn.
Acesso gratuito 

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (RS).