GAY BLOG BR by SCRUFF

A diversidade dos corpos e as reflexões sobre a masculinidade são temas de “Homens em Carvão, primeira exposição individual de Wilton Oliveira. Mais de 90 homens serviram de inspiração ao artista, que usou o carvão para materializar a sua arte. Gratuita, a exposição será aberta no próximo sábado (12), na Galeria Objectos do Olhar.

O projeto dos homens em carvão surgiu como um livro de arte/protesto. Além dos mais de 90 desenhos que mostram a diversidade dos corpos, apresenta reflexões de cada modelo sobre o que significa ser homem na sociedade atual. A ideia é questionar não apenas os homens, mas como a sociedade tem se relacionado com o assunto“, diz Will.

Homens em Carvão
Homens em Carvão – Divulgação

Para manter a diversidade no projeto, foram incluídos homens de diversos lugares como Brasília, Goiás, São Paulo e outros estados do Brasil, além de países como Espanha, China, Estados Unidos, França, México e Turquia. São sujeitos brancos, pretos, cis, trans, gordos, magros e afeminados ou não.

De acordo com o Will, esses modelos apresentam significados do que é ser homem e das diferentes masculinidades. “A nudez não foi obrigatória no projeto, porém, mostrar o corpo nu foi (e é) mais interessante porque dialoga com a ideia de desconstrução dos padrões e do conservadorismo”, pontua ele.

Ao homem é esperado que seja pouco sensível e que performe o tempo todo. Com esse projeto aprendo constantemente e vejo que problemas com relação a aceitação do corpo dos homens é mais comum do que se pensa”, complementa Will.

Homens em Carvão - DivulgaçãoHomens em Carvão – Divulgação

O artista ainda diz que o lançamento do livro na Galeria Objectos do Olhar, no dia 12 de fevereiro, sela o seu processo de autodescoberta como indivíduo que se reconhece e que é lido como homem. “Apesar de a pandemia persistir, me sinto mais seguro em fechar essa etapa, neste momento, uma vez que boa parte da população está vacinada”, comenta Will que pretende ainda seguir com os planos de lançar um livro baseado nesse projeto, ideia antiga adiada por causa da pandemia global da COVID-19.

Por fim, o artista pontua que, para além da discussão da masculinidade, existe uma investigação forte sobre a materialidade. Entender as possibilidades do carvão é algo que ele tem buscado nesses anos em que trabalhou, exclusivamente, com o material. Para além dos desenhos do livro, a exposição contará com outras obras.

(Foto: Divulgação)

Serviço

Exposição e lançamento de livro “Homens em Carvão”;
Quando: Sábado, 12 de fevereiro, às 16h;
Onde: Galeria Objectos do Olhar – Rua Augusta, 837.

*A exposição “Homens em Carvão” até 26 de fevereiro, entre as 11h e 20h.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)