GAY BLOG BR by SCRUFF

João Donato de Oliveira, popularmente conhecido no meio musical como Donatinho, é um artista carioca reconhecido por sua extrema versatilidade. É produtor, compositor, arranjador, diretor musical e, naturalmente, instrumentista. Já acompanhou diversos artistas, gravou e recebeu prêmios por seu disco solo ‘Zambê’ e, mais recentemente, lançou um álbum intitulado ‘Sintetizamor’, em parceria com seu pai, João Donato, um dos maiores e mais respeitados pianistas e arranjadores do Brasil.

João Donato e Donatinho (Foto: Divulgação / Renato Pagliacci)
João Donato e Donatinho (Foto: Divulgação / Renato Pagliacci)

Com toda esta bagagem musical, nasceu Natasha Oliver, uma persona que ganhou vida, quase ao acaso, durante o carnaval carioca em pleno bloco da gravata florida (outra iniciativa do tecladista, em homenagem à Jorge Ben). Natasha Oliver é uma realização pessoal, uma faceta artística que compartilha a essência musical do trabalho desenvolvido há anos por Donatinho, mas em performance drag, que coloca a quebra de tabus e paradigmas num universo de quase pleno machismo, tanto na sociedade como um todo, quanto no meio musical.

A musicalidade já reconhecidamente cativante de Donatinho ganha, portanto, uma nova face, que propõe reflexões para muito além de acordes, levadas e arranjos. A persona Natasha Oliver coloca em perspectiva, antes de qualquer coisa, a importância da causa LGBT dentro e fora do universo artístico, e traz à tona a convivência das linguagens musical, corporal, estética, sexual.

donatinho joão donato
Foto: Jenner
Foto: divulgação
Foto: Karina Scursa
Foto: Karina Scursa
Foto: Karina Scursa

Se pudesse resumir Natasha Oliver, seria o resultado da arte de alguém que conjuga uma pluralidade de atuações em diversas áreas, funções e iniciativas musicais. Essa mescla de apontamentos culturais tem como grito primeiro – e último – a ideia plena de liberdade, quase como uma religião ou um mantra sagrado.

E se o trabalho realizado por Donatinho sempre prezou primordialmente pela liberdade no conteúdo, não teria porque ser diferente na forma. E a chegada da Natasha Oliver é apenas uma confirmação natural disso.

Para acompanhar: https://instagram.com/natashaoliverkey

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

2 COMENTÁRIOS