Dos dias 1 a 18 de agosto, o Itaú Cultural, de São Paulo, será palco para a estreia paulistana de “Pequeno Monstro”, um solo teatral estrelado por Silvero Pereira. As apresentações ocorrem de quinta a domingo, e os ingressos gratuitos devem ser reservados antecipadamente pela plataforma INTI.

Dirigido por Andreia Pires, o espetáculo aborda a temática das violências reais e simbólicas vividas por pessoas LGBTQIA+, com inspirações em referências literárias, musicais, matérias jornalísticas e memórias pessoais e de outras pessoas.
A trama
A peça, que teve sua estreia em maio no Rio de Janeiro, marca o retorno de Silvero Pereira ao teatro após 12 anos dedicados a outros projetos. “Pequeno Monstro” explora o bullying e a homofobia desde a infância, questões que também foram vivenciadas pelo ator em sua juventude no Ceará. O título do espetáculo é uma homenagem ao conto de Caio Fernando Abreu, refletindo sobre as dificuldades do dia a dia e mostrando formas de superá-las com amor.

Silvero Pereira, que também assina a dramaturgia, utiliza o palco para abordar a questão da sexualidade e de gênero, além de denunciar o machismo estrutural e a homofobia presentes na sociedade. A peça inclui intervenções musicais, como a interpretação de “Fera Ferida“, de Roberto e Erasmo Carlos, buscando provocar reflexões através da arte.
Retorno de Silvero Pereira
A estreia em São Paulo é significativa para o ator, que retorna ao teatro após uma década de trabalho no cinema, TV e música. Entre seus projetos mais recentes, destacam-se participações em “Bacurau“, “A Força do Querer” e “Pantanal“.
Pereira sublinha a importância de trazer temas como a violência contra a população LGBTQIA+ para o palco: “Nossa função, como artistas, é trazer o tema com seriedade e a responsabilidade que ele exige, mas também atentar ao potencial estético e narrativo que servirão como alegorias para que a aproximação com o público ocorra dentro da liturgia do teatro”.

A peça, que aborda não apenas experiências pessoais, mas também a realidade brasileira em termos de violência, é resultado de anos de pesquisa e ensaios intensos. Andreia Pires, que dirigiu o espetáculo, destaca a capacidade de Silvero Pereira em transmitir emoções, unindo amor e violência na narrativa. “A gente viu nascer ali na sala de ensaio um espetáculo que traz para o centro da discussão a infância, a paixão, a magia e, ao mesmo tempo, a violência. Através do Silvero, a gente vê inúmeras outras coisas“, disse ela.
Os ingressos para “Pequeno Monstro” podem ser reservados toda quarta-feira, a partir das 12h, na semana anterior à apresentação. Quem não conseguir reservar antecipadamente, pode tentar ingressos remanescentes no dia do evento, uma hora antes do início da sessão.
Ficha técnica
Direção: Andreia Pires
Dramaturgia e atuação: Silvero Pereira
Cenografia: Dina Salem Levy
Desenho de luz: Sarah Salgado e Ricardo Vivian
Desenho de som: Arthur Ferreira
Criação audiovisual: Alice Cruz
Trilha sonora original: Wallace Lopes
Figurinista: Kallil Nepomuceno
Assistência da cena: Tina Reinstrings e Juracy Oliveira
Assistente de operação: Gabriel Salsi
Operador de luz: Walace Furtado
Operadora de som e projeção: Luana Della Crist
Coordenador de palco: Iuri Wander
Cenotécnica: Michele Souza e Walquer Sobral | MW Serviços Cenotécnicos Ltda
Consultoria de acessibilidade: Cristiane Muñoz
Assessoria de comunicação: Pedro Neves
Social media: Ricardo Oliveira
Designer gráfico: Karin Palhano
Fotos: Tainá Cavalcante
Quintal Produções
Direção de produção: Verônica Prates
Coordenação de projetos: Valencia Losada
Produção executiva: Camila Camuso
Assistente de produção: Dandara Lima
Serviço
Espetáculo “Pequeno Monstro”
Com Silvero Pereira. Direção: Andreia Pires
De 1 a 18 de agosto (sempre de quinta-feira a sábado às 20h, e aos domingos às 19h)
Na Sala Itaú Cultural (Piso Térreo)
Capacidade: 224 lugares
Duração: 80 minutos aproximadamente
Classificação Indicativa: 14 anos
Entrada gratuita: Reservas de ingressos na plataforma INTI
Fila de espera
Os ingressos reservados valem até 10 minutos antes do início da sessão. Quem não conseguiu reservar o seu, pode comparecer ao Itaú Cultural no dia do evento e esperar por possíveis ingressos remanescentes. A fila começa a ser organizada uma hora antes do começo da atração e, caso haja desistência, os ingressos serão distribuídos às pessoas da fila por ordem de chegada.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.














