GAY BLOG BR by SCRUFF

This article is also available in: English Español

A lei de combate à LGBTfobia do Estado de São Paulo, a 10.948/01, completa 19 anos nesta quinta-feira (5). Empresas e instituições públicas e da sociedade civil farão ações em suas redes sociais, favoráveis à diversidade sexual e de gênero. Estarão em evidência nas redes as hashtags #SPcontraHomofobia, #SPcontraTransfobia, #SPcontraLGBTfobia, e #MaisReSPeito.

O desrespeito à lei antidiscriminatória em razão de orientação sexual deve ser registrado no site da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo.

Sancionada em 5 de novembro de 2001 pelo então governador Geraldo Alckmin, a lei estipula punição de até 3 mil unidades monetárias do Estado (cerca de R$ 80 mil, na cotação deste ano) para quem cometer os seguintes delitos, segundo o artigo 2º:

I- praticar qualquer tipo de ação violenta, constrangedora, intimidatória ou vexatória, de ordem moral, ética, filosófica ou psicológica;

II – proibir o ingresso ou permanência em qualquer ambiente ou estabelecimento público ou privado, aberto ao público;

III – praticar atendimento selecionado que não esteja devidamente determinado em lei;

IV – preterir, sobretaxar ou impedir a hospedagem em hotéis, motéis, pensões ou similares;

Freepik

V – preterir, sobretaxar ou impedir a locação, compra, aquisição, arrendamento ou empréstimo de bens móveis ou imóveis de qualquer finalidade;

VI – praticar o empregador, ou seu preposto, atos de demissão direta ou indireta, em função da orientação sexual do empregado;

VII – inibir ou proibir a admissão ou o acesso profissional em qualquer estabelecimento público ou privado em função da orientação sexual do profissional;

VIII – proibir a livre expressão e manifestação de afetividade, sendo estas expressões e manifestações permitidas aos demais cidadãos.

This article is also available in: English Español

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog Br, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.