This article is also available in: Español

GAY BLOG BR by SCRUFF

A lei de combate à LGBTfobia do Estado de São Paulo, a 10.948/01, completa 19 anos nesta quinta-feira (5). Empresas e instituições públicas e da sociedade civil farão ações em suas redes sociais, favoráveis à diversidade sexual e de gênero. Estarão em evidência nas redes as hashtags #SPcontraHomofobia, #SPcontraTransfobia, #SPcontraLGBTfobia, e #MaisReSPeito.

O desrespeito à lei antidiscriminatória em razão de orientação sexual deve ser registrado no site da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo.

Sancionada em 5 de novembro de 2001 pelo então governador Geraldo Alckmin, a lei estipula punição de até 3 mil unidades monetárias do Estado (cerca de R$ 80 mil, na cotação deste ano) para quem cometer os seguintes delitos, segundo o artigo 2º:

I- praticar qualquer tipo de ação violenta, constrangedora, intimidatória ou vexatória, de ordem moral, ética, filosófica ou psicológica;

II – proibir o ingresso ou permanência em qualquer ambiente ou estabelecimento público ou privado, aberto ao público;

III – praticar atendimento selecionado que não esteja devidamente determinado em lei;

IV – preterir, sobretaxar ou impedir a hospedagem em hotéis, motéis, pensões ou similares;

Freepik

V – preterir, sobretaxar ou impedir a locação, compra, aquisição, arrendamento ou empréstimo de bens móveis ou imóveis de qualquer finalidade;

VI – praticar o empregador, ou seu preposto, atos de demissão direta ou indireta, em função da orientação sexual do empregado;

VII – inibir ou proibir a admissão ou o acesso profissional em qualquer estabelecimento público ou privado em função da orientação sexual do profissional;

VIII – proibir a livre expressão e manifestação de afetividade, sendo estas expressões e manifestações permitidas aos demais cidadãos.

This article is also available in: Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.