GAY BLOG BR by SCRUFF

De acordo com dados da ONG SaferNet, que atua no combate aos crimes virtuais, as denúncias contra LGBTfobia na internet registraram alta de 106% entre janeiro e a primeira metade de junho de 2021 quando comparado ao mesmo período do ano passado. Foram 2.529 denúncias de homofobia este ano, contra 1.226 em 2020. As informações são do G1.

“Nós tivemos nos últimos anos um avanço muito significativo na conquista de direitos civis especialmente da população LGBT”, disse a diretora da SaferNet, Juliana Cunha. “Isso faz com que haja uma espécie de reação e uma tentativa de retrocesso dessas conquistas”, completa.

Em São Paulo, a Parada do Orgulho LGBT precisou adotar mecanismos para impedir os comentários LGBTfóbicos durante a transmissão. Em 2020, foram cerca de 200 mensagens com ameaças de morte à população LGBT, e cada um deles está sendo investigado e o caso será denunciado ao Ministério Público Federal.

Denúncias contra LGBTfobia na internet cresceram 106%
Reprodução

Na Parada de 2021, uma equipe de técnicos usou filtros para bloquear mensagens do gênero e as que escapavam eram apagadas manualmente pelos profissionais. Segundo o vice-presidente da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, Renato Viterbo, este ano não teve nenhum tipo de ameaça grave.

- BKDR -
GAY BLOG by SCRUFF

“A nossa preocupação não é afrontar a sociedade, e sim ser feliz da maneira que nós somos, da maneira que nascemos”, afirmou.

Aqueles que quiserem fazer denúncias de práticas homofóbicas devem utilizar o portal da Safernet e apertar na opção “LGBTFOBIA”, por o URL do site e o comentário. Após isso, é gerado um número de protocolo para acompanhar o processo.

Casos LGBTfóbicos incluem discriminações que podem ser discretas e sutis, como negar a prestação de serviços, não contratar ou evitar promoções no trabalho, às vezes um deboche ou qualquer desconforto que a pessoa sinta.

Vale dizer que desde 2019, o Supremo Tribunal Federal decidiu que o crime de LGBTfobia deve ser equiparado ao crime de racismo.




GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente