This article is also available in: Español

GAY BLOG BR by SCRUFF

Continuam os ataques do governo Vicktor Orban aos direitos dos homossexuais na Hungria. A mais recente emenda enviada ao parlamento húngaro pelo partido conservador Fidesz pretende alterar a Constituição e proibir a adoção a casais do mesmo sexo, informa o português Jornal de Notícias.

A emenda propõe que apenas os casais do sexo oposto e casados possam adotar uma criança e, especificam ainda, que a “mãe é uma mulher e o pai um homem”. “O casamento é entre um homem e uma mulher, assim como a base da família e da sobrevivência nacional”, apresenta a proposta.

Na Hungria, o casamento entre pessoas do mesmo sexo ainda é ilegal, mas a adoção era possível, desde que apenas um elemento do casal fizesse a candidatura. Esta alteração da legislação já foi condenada e rejeitada por grupos defensores dos direitos humanos.

Viktor Orban/ Reprodução

Como reporta o jornal “Independent”, o grupo Hatter Society, que zela pelos direitos LGBT, afirma que “o momento não é coincidência: as propostas que limitam os direitos legais e que vão contra os direitos humanos básicos internacionais e Europeus são submetidos quando os protestos não são permitidos” devido à covid-19.

A proposta apresentada ao parlamento, na passada terça-feira, apela para que as crianças sejam educadas e criadas num ambiente cristão onde haja uma interpretação dos papéis de género, “garante-se que a educação seja de acordo com os valores constitucionais da Hungria e dos valores cristãos”, lê-se no documento.

O governo húngaro é liderado por Viktor Orban, primeiro-ministro que desde que assumiu o cargo em 2010 e tem levado a cabo mudanças radicais na Constituição do país. Em maio, foram banidas as mudanças de sexo pelos cidadãos transgênero nos documentos pessoais, como passaportes, e questionados os livros infantis que abordam a diversidade de uma forma positiva.

A última emenda que foi proposta questiona também a adoção pelos pais solteiros, afirmando que a mesma só será possível com a permissão especial do ministro dos Assuntos Familiares.

This article is also available in: Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.