GAY BLOG BR by SCRUFF

This article is also available in: Español

Vencedor do troféu Poc Awards 2020 com 15% do voto popular na categoria “Personalidade do Ano”, o multiartista Silvero Pereira (38) possui uma longa carreira nos palcos iniciada aos 17 anos no teatro. Casado há dez anos com o dramaturgo Rafael Barbosa, Pereira acumula atuações na TV e cinema, além do teatro, onde foi descoberto no espetáculo “Br-Trans”

Em entrevista ao GAY BLOG BR, Silvero falou um pouco mais de sua carreira, política e até Big Brother Brasil.

Silvero Pereira
Silvero Pereira Reprodução

Como reagiu quando soube que havia faturado o Poc Awards?

Fiquei muito honrado. Primeiro, porque se trata de um reconhecimento dentro da comunidade LGBTQIA+ e, segundo, porque foi importante pra mim ver meu nome figurando ao lado de outras pessoas tão necessárias na luta.

Você já faturou 7 prêmios, 8 com o Poc Awards. Certa vez um ator consagrado declarou em uma entrevista que um prêmio não faz o cachê do ator aumentar, o ganho fica mais no ganho intangível.

Concordo plenamente! Ser premiado é um ato de reconhecimento, simboliza que seus esforços foram percebidos e torna o trabalho ainda mais feliz.

Foto
Silvero Pereira – Reprodução

Sua estreia na TV foi em “A Força do Querer”. Fazer novela sempre foi um desejo seu desde época do coletivo artístico As Travestidas?

Não! Entrei na televisão porque fui visto no teatro. Meu desejo sempre foi ser ator, independente do espaço que eu ocupasse. Não planejei essa jornada na televisão. Isso foi uma grata surpresa! Fora da TV, continuo com o teatro e o bloco de carnaval do Coletivo As Travestidas, séries e filmes.

Você nasceu em Mombaça, no Ceará. Mudar para Rio de Janeiro nunca fez parte dos seus planos?

Não troquei Mombaça pelo Rio, ainda moro no Ceará. No começo da adolescência, troquei Mombaça por Fortaleza, porque minha terra natal não me proporcionava caminhos profissionais como os que tenho hoje. Entretanto, não abri mão do meu Ceará. Já tive oportunidade de morar no eixo Rio/São Paulo, porém acho importante ser de uma geração que continua trabalhando sem precisar abandonar o Nordeste.

foto
Silvero Pereira  – Reprodução

O que tem feito durante esses meses de pandemia? Alguns atores têm encenado espetáculos online, pensou em fazer o mesmo?

Trabalhei bastante nessa pandemia. Realizei uma adaptação dos espetáculos Metrópole e Cabaré das Travestidas o digital. Criei, escrevi, dirigi e atuei a peça “Bixa Viado Frango”, completamente pensada para o virtual. Participei do filme “Fluxos”, que tinha produção remota e também de filmes com produções presenciais, que irão estrear: “Bem-vindo a Quixeramobim”, do diretor Halder Gomes e “Me Tira da Mira”, do diretor Hsu Chien, com a Cléo Pires, além de várias lives, debates e estudos em casa.

Tem assistido ao BBB 21?

Acho que essa edição do BBB 21 tem sido a que mais estou acompanhando. Tenho achado as pautas importantes, principalmente as que nos dizem que tipo de pessoa “não devemos ser”. É essencial que a gente debata não só sobre a cultura do cancelamento, como também a importância do cuidado com a nossa saúde mental. Construir espaços de afeto e empatia é urgente.

Foto
Silvero Pereira – Reprodução

Você se considera realizado profissionalmente?

Me considero uma pessoa privilegiada na minha profissão e esse espaço foi construído com muito estudo, muito esforço e respeito pelo meu ofício. Acho a ideia de “realizado” muito confortável e acredito que é importante estar sempre se reciclando e inquietando-se.

Em algum momento, você temeu ficar estigmatizado em relação a só te oferecerem personagens LGBT?

Nunca tive medo disso! Minha trajetória no teatro é assim e se fui convidado para projetos no cinema e na TV foi por causa dessa visão do Silvero. Eu sei exatamente quem sou, o artista que sou e o que sou capaz de fazer. Não preciso ficar provando isso. Se o mercado não compreende que posso ser além da minha identidade, então o mercado que melhore suas percepções, não eu.

Acompanhe Silvero Pereira no Instagram.

Poc Awards 2020 - Reprodução
Poc Awards 2020 – Reprodução

This article is also available in: Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

1 COMENTÁRIO