GAY BLOG BR by SCRUFF

A australiana Sasha Jane Lowerson (43) foi a primeira mulher trans surfista a conquistar uma vitória no West Coast Suspensions Longboard and Logger State Championship no último final de semana. A atleta, que foi coroada como campeã masculina em 2019, venceu as divisões Open Feminino e Open Logger, em Avalon, tendo sido dominante nas ondas pegas à esquerda.

Em entrevista ao The Australian, Sasha disse que chorou de felicidade: “Ser a primeira mulher transgênero competindo no surfe não foi fácil emocionalmente, mas a quantidade de apoio que me foi dada foi fenomenal. Estou muito grata por estar envolvida, bem-vinda e abraçada pela comunidade de longboard em Austrália”.

Já em um podcast do YouTube, Sasha disse que surfa desde que era criança: “Eu era um bom surfista júnior, surfava contra homens adultos aos 14 anos e ganhava. Eu sabia desde muito jovem que não era um menino normal. Você realmente não entende até começar a conhecer outros garotos e pensar ‘meus interesses são diferentes deles, por que isso?'”

Primeira surfista trans vence torneio de longboard na Austrália: "Me sinto abraçada"
Reprodução

Antes da transição, ela disse que já pensou em desistir da vida por conta de sua condição: “A cada dois anos eu queria me matar e tive uma boa chance. Mas também tive um verdadeiro despertar (tentativa de suicídio em 2020), então pensei: ‘O que você está fazendo? Você está vivendo uma mentira’. Na melhor parte da minha vida, pensei que ela (Sasha) nunca poderia viver, tive que colocá-la em uma caixa. Isso é algo que muitas garotas experimentam. Tomei a decisão de ser sincera comigo e com o mundo e foi quando decidi revelar Sasha como tal”.

Já a transição se iniciou no ano passado: “Comecei a transição médica no início de 2021. Até então me escondia das pessoas surfando, parei de surfar por seis meses. Eu basicamente tirei seis meses da água. Então eu acordei uma manhã e disse: ‘Não, tem sido a minha vida, não posso simplesmente me afastar da minha paixão e da minha vida'”.

Com informações do Exame




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"