GAY BLOG BR by SCRUFF

A Independente Minas, principal torcida do do time de vôlei Minas Tênis Clube, anunciou na última quinta-feira (21) que vai ignorar o central Mauricio Souza, contratado pela equipe para a nova temporada da Superliga. Atleta da da Seleção Brasileira, o jogador fez postagens homofóbicas nas redes sociais. 

Em comunicado, a torcida afirma que se propôs a manter com o jogador o mesmo respeito dado a outros atletas, não julgando as opiniões pessoais. Entretanto, a atitude se tornou impossível após Souza repetir “posicionamentos homofóbicos e manifestações preconceituosas” nas últimas semanas.

Mauricio Souza fez publicações homofóbicas em suas redes sociais (Foto: Reprodução)

A torcida disse que seguirá apoiando o time, mas afirma que irá ignorar Souza em jogos, publicações nas redes sociais e outras manifestações ligadas ao clube. “A Independente se manifesta de forma a repudiar os comportamentos e adotará a postura de invisibilizá-lo. […] O que homofóbicos querem é palco para reverberar seus preconceitos, e não será por meio de nós que isso ocorrerá. Quando um torcedor é discriminado, para nós, é como se todos fossem”, afirma em nota a torcida.

Em outro trecho, o comunicado diz que os posicionamentos discriminatórios de Souza já eram conhecidos tanto pelo clube quanto pelos seus patrocinadores. “A Independente não pode se calar. Homofobia é crime inafiançável no Brasil, passível de cadeia. No ano passado, 224 LGBTs foram assassinados no país, um dos mais violentos do mundo. É inaceitável que tenhamos que ver, calados, atos criminosos serem cometidos por um jogador que veste a nossa camisa como se fossem normais”, pontua a torcida.

No perfil do Instagram, a Independente marcou as páginas do Minas Tênis Clube e de seus patrocinadores da equipe masculina, FIAT e Gerdau. Até o momento nenhuma das empresas se posicionou sobre o episódio de homofobia.

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

1 COMENTÁRIO