O árbitro norueguês Tom Harald Hagen, 44, em entrevista ao jornal local Glamdalen revelou publicamente sua orientação sexual. Hagen, que é considerado um dos três melhores árbitros do país, chegou a participar do Champions League 2014-14.

GAY BLOG BR by SCRUFF
Tom Harald Hagen
Tom Harald Hagen – Reprodução

A entrevista saiu um dia depois de Hagen ter arbitrado o jogo entre o Valerenga e o Kristiansund, onde o jogador Flamur Kastrati chamou o treinador Dag-Eilev Fagermo de “bicha”.

“Chegou a hora de dizer que sou gay. Somente coisas positivas virão disso. Para mim, sempre foi uma parte totalmente natural da vida. Você me pergunta se estou pensando nisso há um tempo, mas não penso”, disse na entrevista.

Após a repercussão, o norueguês comentou que recebeu muitas mensagens de apoio.

Foto: Scanpix Tom Harald Hagen árbitro
Tom Harald Hagen em campo – Foto: Scanpix

Primeiro jogador de futebol a se assumir gay na Inglaterra entrou para National Football Museum

Justin Fashanu, o único jogador de futebol da Inglaterra a se declarar homossexual enquanto atuava no Campeonato Inglês, entrou para o Hall da Fama do Museu do Futebol Nacional (National Football Museum) no dia 19 de fevereiro, dia em que completaria 59 anos.

O jogador foi representado na cerimônia pela sua sobrinha, Amal Fashanu, criadora o The Justin Fashanu Foundation, instituição criada para combater a homofobia no futebol.

“O fato de Justin ter se levantado e dito: ‘este é quem eu sou, vou me respeitar e fazer com que os outros me respeitem por quem sou’, é uma das coisas mais impressionantes. Não conseguiria me sentir mais honrada em ser sobrinha dele” – disse, em entrevista à BBC.

Fashanu foi o primeiro jogador a valer mais de 1 milhão de libras, valor pago pelo Nottingham Forest ao Norwich City, em 1981. Continue lendo.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.