Este artigo também está disponível em:
Español
Em 29 de agosto de 2014, O Globo publicou esta curiosa história de um senhor homofóbico:
E não tardou para a zoeira começar:
definitivamente “só tem bicha nessa cidade” é o melhor slogan do RJ em anos— rafucko (@rafucko) 29 agosto 2014
Claro que o slogan foi rapidamente adotado.
A repercussão se alastrou e moradores de outras cidades começaram a participar. Como Goiânia
Uma pequena adaptação do slogan para a cidade de Santos:
E a caravana de Uberaba também apareceu:
Belém adotou o lema original mesmo:
Cidades menores, como Marituba, no Pará, também embarcaram.
Manaus também adaptou o slogan:
São Paulo…
Curitiba…
… e Fortaleza, que tem tanta bicha que participou com duas imagens:
Homofobia (homo, pseudoprefixo de homossexual, fobia do grego φόβος “medo”, “aversão irreprimível”) é uma série de atitudes e sentimentos negativos em relação a pessoas homossexuais, bissexuais e, em alguns casos, contra transgêneros e pessoas intersexuais. As definições para o termo referem-se variavelmente a antipatia, desprezo, preconceito, aversão e medo irracional. A homofobia é observada como um comportamento crítico e hostil, assim como a discriminação e a violência com base na percepção de que todo tipo de orientação sexual não-heterossexual é negativa.
Entre as formas mais discutidas estão a homofobia institucionalizada (por exemplo, patrocinada por religiões ou pelo Estado), a lesbofobia (a homofobia como uma intersecção entre homofobia e sexismo contra as lésbicas), e a homofobia internalizada, uma forma de homofobia entre as pessoas que experimentam atração pelo mesmo sexo, independentemente de se identificarem como LGBT.
Em 1998, Coretta Scott King, autora, ativista e líder dos direitos civis, declarou em um discurso: “A homofobia é como o racismo, o anti-semitismo e outras formas de intolerância na medida em que procura desumanizar um grande grupo de pessoas, negar a sua humanidade, dignidade e personalidade.” Em 1991, a Anistia Internacional passou a considerar a discriminação contra homossexuais uma violação aos direitos humanos.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
[…] 2014, o jornal O Globo publicou uma história curiosa de um senhor homofóbico. A cena ocorreu no Bob´s do Largo do […]
[…] 2014, o jornal O Globo publicou uma história curiosa de um senhor homofóbico. A cena ocorreu no Bob´s do Largo do […]