A peça “O Desmonte” voltará a ser apresentada em setembro através de lives feitas no apartamento do protagonista Vitor Placca. Gratuito, as apresentações serão transmitidas através do YouTube e Facebook entre os dias 17 de setembro a 30 de outubro de 2020, de quinta a sábado, às 20h.

GAY BLOG BR by SCRUFF

Além da peça, haverá debates semanais (nomeados de “Debates Urgente”) exibidos através do Instagram de Victor Placca, com conversas com o diretor da peça, Amarildo Felix e personalidades de diferentes áreas. Entre os assuntos abordados estarão: psicanálise e homoafetividade (com Aline Sousa Martins), participação de pessoas LGBTQ+ nas artes (com Ronaldo Serruya, André Fischer e Marina Ganzarolli), as novas formas que as artes cênicas têm assumido durante a pandemia (com Ivam Cabral, da Cia. Os Satyros e José Cetra Filho, crítico da APCA), a solidão e mundo digital (com Marcelo Tas), entre outros.

Espetáculo "O Desmonte" começa temporada gratuita em lives nesta quinta-feira
Divulgação

O enredo de O Desmonte mostra um homem que vive sozinho que, após o término de um relacionamento, é avesso a amigos e visitas. Em uma madrugada, o protagonista recebe a visita inesperada de um rato para destruir tudo e dar um novo sentido à sua vida.

Como agora a peça é online, algumas partes do roteiro precisaram ser adaptadas: “Há um trecho específico sobre como a personagem está armando uma ratoeira e, na versão online, que irá trazer para a concretude as referências de cinema e teatro, não fazia mais sentido anunciar essa ação. O que está mantido integralmente é o fluxo de consciência da personagem” – conta o diretor Amarildo.

A adaptação de O Desmonte para a linguagem de lives procura um meio termo entre o teatro e o cinema,  reconfigurando as projeções do espetáculo e mesmo parte da própria atuação. A luz é assinada por Thiago Capella e a criação visual é Flávio Barollo, sendo que este último criou projeções para a edição online assim como foi na temporada presencial.

Divulgação

“As edições de vídeo ao vivo contribuem para a criação de uma atmosfera mais densa. Ajudam  a contar a história desse homem isolado em casa sobrepondo outras camadas de percepção e outros pontos de vista, como o do próprio rato procurado” – diz Vitor Placca.

Nos palcos, as imagens eram projetadas na parede do teatro – agora entrecortam o plano-sequência, como forma de aproximar o máximo possível do público a experiência visual que o espetáculo oferece. As imagens se alternam entre uma animação antiga do personagem Mickey Mouse; um rato espreitando uma ratoeira e também uma duplicação deste homem no apartamento, representando o delírio da sua solidão.

SERVIÇO O DESMONTE
De 17 de setembro a 30 de outubro de 2020 | Quinta a sábado, às 20h*
* As sessões serão exibidas ao vivo e não ficarão registradas no canal
Acesso gratuito | OndeYouTube.com/caboclas e Facebook.com/odesmonte | Duração: 40 min. | Classificação: 14 anos

Diálogos Urgentes

De 20 de setembro a novembro de 2020
Acesso gratuito | Onde: Instagram @vplacca

LIVES

20 de setembro, domingo, 19h
Vozes LGBTQ+, com o ator e dramaturgo Ronaldo Serruya

27 de setembro, domingo, 19h
Vozes LGBTQ+, com o jornalista e idealizador do portal MixBrasil, André Fischer

4 de outubro, domingo, 19h
Vozes LGBTQ+, com a advogada Marina Ganzarolli

11 de outubro, domingo, 19h
Teatro e Pandemia, com o crítico José Cetra

18 de outubro, domingo, 19h
Solidão e Mundo Digital, com o jornalista e apresentador Marcelo Tas

25 de outubro, domingo, 19h
Solidão e Mundo Digital, com o médico psiquiatra Jairo Bouer

1º de novembro, domingo, 19h
Psicanalise e Homoafetividade, com a psicóloga Aline Sousa Martins

5 de novembro, quinta-feira, 19h
Teatro Digital e Pandemia, com o ator e dramaturgo Ivam Cabral

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".