GAY BLOG BR by SCRUFF

Após cumprir residência artística no Centro Cultural da Diversidade, apresentar-se no 29º Festival MixBrasil em São Paulo (SP) e participar do Porto Verão Alegre, o espetáculo “Sobrevida” estará em cartaz na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre (RS). As apresentações ocorrem entre os dias 16 e 20 de fevereiro, às 20h, no Teatro Bruno Kiefer

Lincoln Camargo e Xandre Martinelli revezam a atuação do personagem da trama (Foto: Alessandro Quevedo)

“Sobrevida” tem os atores Lincoln Camargo e Xandre Martinelli que vivem a mesma personagem em diferentes momentos de vida e ainda dão vida a pessoas importantes na história. A peça retrata a vida de um ator que, ao revelar seu diagnóstico positivo para HIV, conduz a plateia por um passeio através de suas memórias e medos. Nesse caminho, ele revive o conflito de compartilhar sua situação de risco com amigos, família e paixões.

Escrito e dirigido por Jaques Machado, “Sobrevida” transforma em dramaturgia situações reais no enfrentamento ao HIV. “São 10 anos convivendo com o vírus e só agora consegui falar abertamente sobre o assunto. Escolhi fazer isso através do teatro para que o assunto possa chegar a mais pessoas de uma forma mais direta e sensível”, destaca o diretor da peça.

“Falar sobre o HIV ajuda a combater o preconceito e pode salvar a vida de muita gente que, por medo, não se previne, não se testa e quando descobre a sorologia ignora o tratamento e acaba morrendo“, complementa Jaques, que faz sua estreia como diretor e dramaturgo. 

(Foto: Bob Sousa)

Escrito no início de 2021, durante a pandemia, o processo de montagem começou em maio do mesmo ano através de leituras dramáticas com os atores. A peça tinha sido pensada inicialmente para ser  um monólogo e, após as leituras, foi adaptada para ser interpretada por Lincoln Camargo e Xandre Martinelli. 

No coletivo de artistas, estão ainda a atriz e bailarina Angela Spiazzi, responsável pela direção de movimento e corpo do espetáculo, Ricardo Vivian na iluminação cênica e Rodrigo Shalako na cenografia. A produção exigirá comprovante de vacinação, uso de máscara e distanciamento entre poltronas como ações de prevenção ao Covid-19. 

(Foto: Alessandro Quevedo)

Serviço

O que: Espetáculo Sobrevida;
Quando: 16 a 20 de fevereiro, às 20h;
Onde: Teatro Bruno Kiefer – Casa de Cultura Mario Quintana;
Duração: 50 minutos;
Ingressos:  Inteira – R$ 50,00 | Estudantes, idosos, doadores de sangue e classe artística – R$ 25,00

– Vendas através do site Entreatos Divulga até a hora do espetáculo – pagamento em cartão de crédito, PIX e Paypal.

– Bilheteria no teatro a partir das 19h – pagamento em dinheiro ou PIX




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)