O ex-sargento Laci Marinho de Araújo, preso em 2008 pelo Exército após expor na mídia que vivia um relacionamento homoafetivo com o também ex-sargento Fernando Alcântara Figueiredo, pretende levar ao Supremo Tribunal Federal o processo que carrega há quase duas décadas.
Pioneiros no meio militar em expor uma relação gay, os dois serviam em Brasília e denunciaram desvios de verba envolvendo oficiais graduados. Com a polêmica, Fernando Alcântara pediu desligamento da instituição, enquanto Laci respondeu um processo interno por deserção que poderia acabar em uma expulsão. No entanto, diante das evidências, o Exército acabou aposentando-o, mas sem o salário integral de quando ele estava na ativa.
Inconformado, Laci entrou na Justiça para que sua aposentadoria fosse integral e, após sucessivas derrotas, o Supremo Tribunal de Justiça irá julgar o último recurso. Caso não vença, ele levará ao Supremo Tribunal Federal. “Eu tenho esperança de que o Supremo reconheça meu pedido”.

Fernando Alcântara enviou aos ministros do STJ um resumo de tudo que aconteceu, incluindo que Laci esteve preso sendo acusado de transgressão disciplinar, além de ter sofrido sessões de tortura e sufocamento com saco plástico e socos na barriga. Já seu marido, Laci, pedirá ao governo Lula que reconheça formalmente a perseguição e tortura. O pleito será apresentado a Silvio Almeida, ministro dos Direitos Humanos.
Vale lembrar que eles ganharam a atenção da mídia em 2008 quando a revista Época fez uma matéria com os dois. Na ocasião, o jornalista Rodrigo Rangel estava investigando desvios do Exército em Brasília, e foi nesse contexto que ele acabou conhecendo os dois sargentos.
Ao longo dos meses, Rangel acabou percebendo que a relação entre ambos ia além de uma amizade e, conquistando a confiança do casal, eventualmente houve a confirmação de que se tratava de um relacionamento homoafetivo, e o foco do jornalista passou a ser contar sobre eles.

Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
You must log in to post a comment.