GAY BLOG BR by SCRUFF

O ministro da saúde de Israel, Nitzan Horowitz, anunciou neste dia 19 de agosto que o país passará a aceitar doação de sangue de homens gays e bissexuais. As informações são do Pink News.

“A discriminação contra gays na doação de sangue está acabada”, disse Horowitz no Twitter.

A legislação vigente até então diz que homens gays ou bissexuais só podem doar sangue se eles não tiveram relação sexual com alguém do mesmo sexo ao longo de um ano. Um novo questionário não terá mais essa pergunta, sendo substituída por “comportamento de alto risco nas relações sexuais” e que, neste caso, a pessoa terá de esperar três meses antes de doar.

Já havia uma tentativa dos políticos locais para a mudança na legislação, e esta teve um significativo progresso no ano de 2014. Já em 2019, Horowitz se tornou o primeiro líder político abertamente gay do país e no início de 2020 foi eleito ministro da saúde.

A legislação que bania a doação de sangue dos homens gays e bissexuais foi introduzida durante a década de 1980, quando ainda havia a associação direta entre sexo entre dois homens e a epidemia de HIV.

Segundo Horowitz, a lei era um “resquício de um estereótipo que pertence a história”, e dizendo que a decisão é um “passo histórico para a igualdade do povo LGBTQ+ de Israel”.

Israel revoga lei que proibia doação de sangue por homens gays ou bissexuais
Reprodução

Doação de sangue por homens gays no Brasil

Desde o dia 8 de maio de 2020, o Supremo Tribunal Federal derrubou a proibição de homens homossexuais de doarem sangue, considerando as regras da Anvisa e do Ministério da Saúde como discriminatórias e, portanto, tornando-as inconstitucionais.

O julgamento teve início em 2017, mas a revisão da lei veio apenas três anos depois em meio a pandemia do coronavírus, que levou os hemocentros do Brasil a terem níveis muito baixos de sangue.

Nos anos de 1980 e 1990, era comum fazer uma associação direta entre uma pessoa que contraiu HIV e ela ser homossexual, aumentando ainda mais o estigma e o preconceito contra gays. No entanto, várias pesquisas recentes demonstram que a predominância dos portadores do vírus atualmente são de homens heterossexuais.

Join our community of 15+ million guys

Find guys looking for the same thing with SCRUFF Match. Volunteer to be a SCRUFF Venture Ambassador to help out guys visiting your home city. Search an up-to-date agenda of the top parties, prides, festivals and events. Upgrade your game with SCRUFF Pro and unlock 30+ advanced features. Download SCRUFF here.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"