GAY BLOG BR by SCRUFF

Este artigo também está disponível em: Español

No Boletim Epidemiológico de HIV/AIDS do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde (DCCI/SVS/MS) atualizado em dezembro de 2019, aponta que 248.520 brasileiros contraíram o vírus HIV entre 2007 e 2019 através de relações sexuais. Do sexo masculino, 88.426 são homossexuais, 16.588 são bissexuais e 64.390 são heterossexuais. Do sexo feminino, 79.116 são heterossexuais.

Ao total, no período de registro oficial (2007 a 2019), 105.014 dos que contraíram HIV através do sexo são HSH (homens que fazem sexo com homens) e 143.506 são heterossexuais. Em proporção, 57,74% dos heterossexuais contraíram HIV através de relações sexuais.

Confira tabela divulgada pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2019:

Tabela 5 do Boletim do Ministério da Saúde divulgado em dezembro de 2019

Para conferir o documento (em PDF) na íntegra, acesse este link.

Namorado de soropositivo recebe mensagem anônima em app e responde publicamente: ‘Vamos falar sobre HIV?’

Número de héteros diagnosticados com HIV na Austrália supera gays, diz estudo da WA Health

O vírus HIV é associado aos homossexuais desde os anos oitenta. No entanto, um estudo realizado pelo departamento de saúde do Governo Ocidental da Austrália (WA Health) concluiu que, em 2019, a incidência de novos casos do vírus foi maior entre os héteros.

De acordo com a pesquisa realizada na Austrália, houve uma queda de 51% de casos infecção entre os homens que se relacionaram sexualmente com outros homens quando comparado aos cinco anos anteriores. Já entre os héteros, houve um aumento de 21%. Não houve divulgação de números absolutos, mas segundo os pesquisadores, eles atribuem as novas infecções ao identificar que os homens fazem sexo não protegido.

Aqui no Brasil, uma matéria da Folha de Boa Vista concluiu que, em Roraima, foram diagnosticados 3.000 casos de HIV, sendo que 70% são de homens heterossexuais. Isso é endossado por uma outra matéria publicado no Capital News, que concluiu que no Mato Grosso do Sul, 68,8% dos infectados foram homens héteros e também pelo Portal Correio, que diz que na Paraíba a predominância também se dá entre os homens heterossexuais.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

1 COMENTÁRIO