GAY BLOG BR by SCRUFF

Este artigo também está disponível em: Español

A Champions LiGay SP, que teve patrocínio do SCRUFF – app que promove relacionamentos, encontros e eventos –, reuniu nesta maior edição, 16 times de 8 estados brasileiros. Foram mais de 250 jogadores homossexuais jogando bola e lutando contra a homofobia dentro e fora de campo. O clima era dos melhores e os boleiros disputavam lance a lance tranquilos, com o melhor do fair play e, principalmente, tranquilos de que estavam num ambiente seguro.

ligay
Foto: Arthur Maringoni

Mas nem sempre foi possível para muitos deles se divertir jogando futebol dessa forma. Xingamentos como “viadinho”, “bicha”, “joga feito homem” e musiquinhas com cunho homofóbico ainda são comuns serem ouvidos nos estádios brasileiros. Os times, digamos convencionais, não toleram jogadores assumidamente gays. O futebol, infelizmente, ainda é um ambiente carregado de machismo e outros preconceitos.

Ligay 2018. Foto: Arthur Maringoni

Jonathan Nascimento, de 22 anos, é um dos jogadores que revela só agora se sentir à vontade para praticar o esporte que tanto ama porque joga entre gays. “Eu jogava em três times, com pessoas de onde moro. Sempre jogamos juntos desde categorias de base até a várzea. Porém, quando descobriram que eu era gay, pararam de me avisar dos torneios e jogos amistosos”, conta o moço que desde abril deste ano joga no Unicorns Brazil, time que tem patrocínio do SCRUFF.

- BKDR -
GAY BLOG by SCRUFF

“Depois uns dois jogos sem ir, dei a cara a tapa e apareci por lá. O treinador me disse que eles não estavam confortáveis e não aceitariam um gay no time. Tentei justificar falando que eles não significavam nada sexualmente e que eram como irmãos pra mim, mas nada do que eu disse adiantou. Assisti àquele jogo e fui embora sozinho. Depois daquele dia, senti vergonha do que eu era e fiquei dois anos sem jogar futebol, coisa que faço desde os 6 anos”, lamentou.

Agora tudo mudou: Jonny, como é chamado pelos novos amigos de equipe, voltou a fazer gols com satisfação. “No ano passado, descobri o Afronte. Fui fazer um teste no time e eles me chamaram pra jogar. Fiquei muito feliz. Desde abril estou jogando pelo Unicorns e posso dizer que realmente aquela alegria de infância que eu sentia em jogar, em competir, foi realmente resgatada”, comemora ele, orgulhoso de exibir no peito o novo uniforme do time com as cores do arco-íris.

Qual figurinha completa o seu álbum? Conheça os jogadores do Unicorns que estarão no Ligay | SCRUFF




GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente