Ian Charleson (Escócia: *1949 / †1990) foi um respeitado ator escocês que ficou famoso quando atuou em filmes como Carruagens de Fogo (1981) e Gandhi (1982); ambas as produções foram indicadas ao Oscar em diversas categorias, popularizando ainda mais a carreira do ator.

GAY BLOG BR by SCRUFF

Charleson era também um ator de palco, tendo encenado Shakespeare algumas vezes, e fez televisão. Além do talento para interpretar, era conhecido também por ter uma voz de tenor, tendo estrelado alguns musicais. 

Reprodução

Charleson era discreto em relação a sua homossexualidade e, mais ainda, sobre a sua saúde. Foi diagnosticado com o vírus da AIDS em 1986, vindo a falecer quatro anos depois, aos 40 anos. Um dado curioso é que ele somente autorizou revelar o seu status sorológico após a sua morte, embora a doença já estivesse claramente apresentando sinais no ator. 

Reprodução

Ian foi a primeira celebridade do Reino Unido cuja causa da morte foi amplamente divulgada nos meios de comunicação, algo que possibilitou discutir abertamente a respeito da conscientização acerca da AIDS na mídia do país.

reprodução

O Royal Free Hospital, fundado em 1828 pelo cirurgião William Marsden para atendimento gratuito aos de poucos recursos, foi o primeiro hospital no Reino Unido a nomear um consultor em medicina do HIV, em 1989. A professora Margaret Johnson, especialista em medicina torácica, construiu o Royal Free Center for HIV Medicine, que está na vanguarda do tratamento do HIV-AIDS. O centro de pacientes ambulatoriais foi inaugurado com presença de amigos do ator em 1992 e foi nomeado de Ian Charleson.

Atualmente, é possível viver bem e ter uma “vida normal” com HIV. Mas para que isso ocorra, é preciso diagnosticar o quanto antes a presença do vírus no sangue. Portanto, recomenda-se fazer o teste de HIV com frequência, de três em três meses, por exemplo. Se testar positivo para HIV, o próprio Sistema Único de Saúde fornece a medicação gratuitamente e em poucos meses a carga viral consegue ser reduzida a indetectável.

57,74% dos brasileiros que contraíram HIV através de sexo são heterossexuais

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.