This article is also available in:
O novo operador de Rainbow Six Siege, o personagem Flores, é gay. A informação veio da própria história do game dada pela desenvolvedora Ubisoft, que na descrição diz que ele tem um marido. Com isso, ele é o primeiro agente abertamente homossexual dentro do Siege.
O que era para ser apenas um detalhe referente ao personagem, acabou gerando polêmica nas redes sociais, já que muitos jogadores fizeram ataques homofóbicos no mundo inteiro, levando a figuras importantes do cenário mundial, como Parker “INTERRO”, explicar o quanto é importante a representatividade nos games.
Rainbow 6's newest Operator, Flores, is gay – the first openly gay character in the game. Whether you care about lore or not, plenty of people do. Representation matters. It's really cool to see so many people be happy that there's a gay character in Rainbow 6.
— Parker Mackay (@INTERRO) February 18, 2021
“O novo operador de Rainbow 6, Flores, é gay – o primeiro personagem abertamente gay no jogo. Não importa se você se preocupa sobre a história ou não, já que muitos se importam. Representação importa. É muito legal ver tantas pessoas felizes que um personagem gay apareceu em Rainbow 6” – disse.
Suas palavras foram endossadas pela ex-técnica de Rainbow Six e atual caster, Jessica “Jess”, ao responder um comentário que dizia que ninguém deveria celebrar uma escolha particular: “É cansativo existir em uma época em que nos dizem como devemos ou não podemos celebrar as coisas. ‘Se eu fosse…’ Bem, você não é? Então por que não se cala? Você nunca teve que viver ‘aquela escolha’ O que também NÃO é uma escolha!”.


Um dos comentários homofóbicos mais retweetados diz: “Eu não tenho problemas com gays, mas por que trazer para os videogames? Eu não entendo!”, sendo que uma das principais respostas trocou a palavra “gay” para ‘hétero”: “Eu não tenho problema com héteros, mas por que trazer para os videogames?”.
O ambiente gamer é considerado homotransfóbico ainda e um estudo feito pelo canal GamesRadar concluiu que, ainda hoje, há muito pouca representatividade LGBT, mesmo que esteja melhorando. Em 2018, o serviço de distribuição digital de jogos Steam teve mais de 9.000 títulos adicionados em seu catálogo, destes, apenas 179 games continham personagens LGBTs e somente 8 eram protagonistas.
This article is also available in:
You must log in to post a comment.