GAY BLOG BR by SCRUFF

This article is also available in: English

Representatividade é a palavra que melhor expressa o trabalho do fotógrafo e jornalista Éberson Theodoro (35), idealizador do site Foto de Homem, especializado na nudez masculina. A diversidade se dá por imagens de homens de corpos comuns a “padronizados”, onde todas as etnias e orientações sexuais se mostram presentes revelando, assim, a versatilidade do profissional catarinense, que teve como inspiração na profissão o fotógrafo americano Bruce Weber (1946) e, em sua tese de pós-graduação em Fotografia, pesquisou a obra de outro conhecido fotógrafo de nu, o carioca Alair Gomes [1921-1992].

Renan (modelo) - Éberson Theodoro - crédito: Foto de Homem
Renan (modelo) – Éberson Theodoro – Crédito: Foto de Homem

Homens lisos, peludos, magros, definidos, gordinhos, negros, brancos, jovens, maduros e uma sorte de categorias compõem a galeria de fotografias do Foto de Homem (disponível para assinantes a partir de R$18 mensais). Para o criador, a página vai muito além de um site de nudez comum: “Na era do Only Fans e da pornografia gratuita disseminada pela internet, meu trabalho propõe um verniz artístico pra explorar a beleza masculina”, explica o fotógrafo.

Woolmay (modelo) - Fotógrafo Éberson Theodoro - crédito: Foto de Homem
Woolmay (modelo) – Fotógrafo Éberson Theodoro – Crédito: Foto de Homem
Kempes e Javier (modelo) - Fotógrafo Éberson Theodoro - crédito: Foto de Homem
Matheus (modelo) – Fotógrafo Éberson Theodoro – crédito: Foto de Homem

Ensaio Inédito Semanalmente

O acervo de fotos cresce toda semana: às quintas-feiras, às 19h, um ensaio novo entra no site. Theodoro afirma haver um ritmo de produção intenso para produzir um ensaio inédito a cada semana, processo que começou em maio de 2020.

“Eu preciso ter um planejamento muito grande: manter contato com o público pelo Instagram, procurar novos modelos, pesquisar as locações, programar viagens, ver passagem, orçar hospedagem. Faço tudo sozinho, mas o amor ao trabalho reduz o cansaço físico e mental que por vezes ele mesmo me causa”, admite o fotógrafo que já realizou sessões no Rio de Janeiro, São Paulo e em outras partes do país.

Juan (modelo) - Fotógrafo Éberson Theodoro - crédito: Foto de Homem
Juan (modelo) – Fotógrafo Éberson Theodoro – crédito: Foto de Homem

Com mais de 120 ensaios de nu frontal, as imagens se enquadram em várias categorias, desde sensual a erótico (incluindo vídeos), revelando não somente uma amplitude de corpos, mas também de relações, em que já mostrou um ensaio composto por um trisal e quadrisal.

Sempre tento aos discursos de empoderamento dos corpos que não sejam somente os que se vê nas passarelas, em catálogos de moda e, sobretudo, nas redes sociais, Éberson relata a dificuldade de se escalar modelos que estejam fora desse conceito vigente de beleza. “É um círculo vicioso: eu convido um modelo que tenho certeza que vai render um belo ensaio, mas aí ele responde que não se sente à vontade em posar nu porque julga estar acima do peso. Aí as outras pessoas gordas, por não se sentirem representadas, podem ter uma diminuição na autoestima e também evitam expor o próprio corpo, ainda mais com nudez total”, analisa.

Augusto (modelo) - Fotógrafo Éberson Theodoro - crédito: Foto de Homem
Augusto (modelo) – Fotógrafo Éberson Theodoro – crédito: Foto de Homem

Projetos para 2022: ensaio com PCD

Éberson Theodoro confessa que sonha ter um ensaio de nu com PCD (pessoa com deficiência). Ele lembra que há meses viu um cadeirante na rua em Joinville e não pensou duas vezes em convidá-lo para posar. “Tomei coragem e o abordei com muito cuidado, pois não é todo dia que você está na rua e alguém lhe convida pra posar nu. Expliquei meu trabalho, deixei meu cartão, pedi pra ele pensar com carinho na proposta. Dias depois ele retornou agradecendo e declinou. Fiquei frustrado, mas tive de respeitar a decisão dele”.

Além disso, o fotógrafo espera poder fotografar mais homens pretos no site, assim como homens trans. “A masculinidade é muito abrangente e ela pode se expressar de muitas maneiras, mesmo vindo de alguém que não possui um pênis”.

foto
Kempes e Javier (modelo) – Fotógrafo Éberson Theodoro – crédito: Foto de Homem

Para Theodoro a nudez diante das lentes significa um diálogo com o desejo do outro. “O desejo de estar e ser visto sem roupa, e também o desejo de quem acompanha meu trabalho. Pensar em quantos gatilhos sexuais eu desperto por meio das minhas fotos é um universo sem fim. Numa época tão triste em que vivemos, eu espero ajudar as pessoas a ter momentos de prazer quando elas estiverem diante das minhas fotos e vídeos”.

Éberson Theodoro - crédito: Foto de Homem
Éberson Theodoro – crédito: Foto de Homem

“Em um país como o Brasil que transborda pluralidade cultural, nada mais razoável que um site que desvela a beleza do homem brasileiro em sua real essência: nu”, finaliza.

Para acompanhar o Instagram: @fotodehomem
Para conferir todos ensaios na íntegra: fotodehomem.com.

This article is also available in: English

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.