O YouTube desmonetizou dois vídeos de um psicólogo religioso chamado Jordan Peterson: um por ter chamado o ator Elliot Page de “ela”, não respeitando sua identidade de gênero, e outro por ter afirmado que a cirurgia de redesignação sexual é um “experimento nazista muito errado”.
Segundo um porta-voz da plataforma de compartilhamento de vídeos, o discurso de Peterson “viola as políticas sobre discurso de ódio e conteúdo depreciativo, e portanto, foram desmonetizados”.
O primeiro vídeo dura cerca de 15 minutos e ele publicou no dia 1 de julho. Ele protestou na plataforma por um post dele ter sido removido do Twitter quando ele disse: “Lembra que o orgulho era um pecado?”. Em um segundo tweet, também deletado, ele disse que a cirurgia de remoção de seios do Elliot Page era “criminoso”. No vídeo, Peterson critica as políticas do Twitter, e várias vezes erra o gênero de Elliot. Além disso, ele diz que ser transgênero é uma “moda prejudicial”.

Já no segundo vídeo, postado no dia 15 de julho, Jordan Peterson diz que os tratamentos visando a transição de gênero são um “experimento nazista muito errado”.
O órgão que luta pelos direitos LGBTQIA+ nos Estados Unidos, GLAAD, emitiu uma nota parabenizando o YouTube em desmonetizar os vídeos de Peterson. “Ao desmonetizar esses dois vídeos, o YouTube está confirmando que a retórica de ódio e anti-transgênero de Jordan Peterson é uma violação das guias de comunidade da plataforma”.
No entanto, a GLAAD também criticou a plataforma, dizendo que os vídeos deveriam ter sido removidos. “É vergonhoso que esses vídeos ainda permanecem ativos, com milhões de visualizações, continuando a perpetuação de discurso de ódio e narrativas falsas ao custo de pessoas trans em todos os lugares”.
Vale lembrar que Elliot Page se declarou um homem trans em dezembro de 2020, ao dizer em seu Instagram: “Olá, amigos, eu gostaria de compartilhar que eu sou trans. Meus pronomes são ele/eles e que meu nome é Elliot”.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
You must log in to post a comment.