Completando 10 anos, o CarnaGay, de Ribeirão Preto, acontece no próximo domingo, dia 16 de fevereiro, no Morro do São Bento. Além da diversão, o evento tem como objetivo a disseminação de informações sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e distribuição de preventivos, como camisinhas. A novidade para este ano é a parceria com o curso de biomedicina da Universidade Estácio de Sá, que durante o evento irá coletar informações para elaboração de um censo LGBT+.

Carnagay em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Reprodução/EPTV
Carnagay 2019 em Ribeirão Preto (SP) — Foto: Reprodução/EPTV

Realizado pela ONG Arco-Íris, o evento reúne mais de 5 mil pessoas. De acordo com o presidente da ONG, Fábio de Jesus, o bloco não é só para diversão, mas também luta por direitos e principalmente prevenção.

“Ribeirão Preto é uma das cidades com o maior índice de pessoas infectadas com Doenças Sexualmente transmissíveis, com 117 casos notificados em 2019. Muitos estão morrendo por falta de prevenção. Temos que dar um basta nisso”, conta.

Das ISTs, os casos de HIV ainda são os mais alarmantes na região de Ribeirão Preto, representando mais de 87% do total. Entre 2008 e 2017, foram realizadas 6.324 internações por DSTs no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 5.531 por HIV.

Para o vice-coordenador municipal da Rede Gay Brasil, France Júnior, ainda há uma desigualdade no atendimento para pessoas LGBTs no Sistema Único de Saúde (SUS). France afirma que “além das dificuldades correntes de preconceito e homofobia, sofrem ainda mais com constrangimentos diversos e outros tipos de problemas para que suas demandas específicas sejam atendidas nas unidades de saúde”.

Serviço:
Evento: CarnaGay 10ª edição
Domingo, 16 de fevereiro
Horário: 14h
Local: Morro do São Bento
Endereço: R. Dom João VI, 305-375 – Jardim Mosteiro – Ribeirão Preto, SP
Telefone: (16) 98175-9410
Evento no Facebook

Google Notícias