GAY BLOG BR by SCRUFF

Nesta segunda-feira (6), às 10h, começa o “Webinário Acervos Digitais LGBTQIA+”. Com transmissão pelo canal do YouTube da plataforma de streaming #CulturaEmCasa, o evento reunirá especialistas, pesquisadores e instituições de memória. O objetivo é debater normas técnicas, além de compartilhar experiências de digitalização de acervos.

O primeiro painel, “Normas e legislação“, terá Mariana Valente, diretora do InternetLab e autora do ‘Manual de Direito Autoral para Museus, Arquivos e Bibliotecas”; Amanda Amaral, museóloga do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e colaboradora do livro “Acervos Digitais nos Museus: manual para realização de projetos”; e Isabel Maringelli, coordenadora do Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca e professora de Biblioteconomia na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). A mediação será feita por João de Pontes Júnior, do Museu da Cidade de São Paulo.

Mariana Valente é uma das convidadas (Foto: Reprodução)

Já na terça-feira (7), também às 10h, haverá o painel “Experiências contemporâneas” com os convidados Ian Habib, pesquisador e cofundador do Museu Transgênero de História da (Mutha), e Paula Silveira-Barbosa, diretora-geral do Arquivo Lésbico Brasileiro (ALB). A mediação é de Felipe Areda, diretor do Instituto LGBT+.

O webinário faz parte da programação do ALB na 6ª Semana Nacional de Arquivos, que ocorre entre os dias 6 e 10 de junho deste ano. Promovida anualmente pelo Arquivo Nacional, a iniciativa reúne instituições de todo o país em eventos culturais e acadêmicos. Gratuito e aberto à comunidade, o evento terá certificado para ouvintes. Para isso, basta preencher a lista de presença que será disponibilizada pelo chat da transmissão. Não é necessária inscrição prévia.

Serviço

Webinário Acervos Digitais LGBTQIA+
Data: 6 e 7 de junho de 2022, das 10h às 12h
Onde: Canal do Cultura em Casa no Youtube aqui.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)