Na quinta-feira (23), Donald Trump sugeriu que injeções de desinfetante poderiam combater o coronavírus. Trump disse que “o desinfetante derruba o coronavírus em um minuto” e que “pode existir uma maneira de fazer algo desse tipo por dentro [do corpo humano], com uma injeção, ou quase como uma limpeza”. Sem nenhum dado científico, o presidente americano sugeriu que o produto, ao entrar no pulmão, faria um excelente trabalho e que seria interessante os médicos checarem isso, já que essa ideia soaria “interessante” para ele.

GAY BLOG BR by SCRUFF

Dezoito horas após a fala, um número anormal de nova-iorquinos entraram em contato com as autoridades de saúde da cidade por temor ao ter ingerido água sanitária ou outros produtos de limpeza nas  O Centro de Controle de Envenenamentos, uma subagência do Departamento de Saúde de Nova York, administrou um total de 30 casos de exposição a desinfetantes entre 21h de quinta-feira e 15h de sexta-feira. Nove casos foram de exposição ao lisol, dez se dizem respeito à lixívia e 11 a produtos de limpeza em geral, disse o porta-voz do Centro de Controle de Envenenamentos de Nova Iorque.

Após receber inúmeras críticas pela comunidade científica e por médicos após fazer essas declarações, Trump disse que estava apenas sendo sarcástico.

30 pessoas ingeriram desinfetante após Trump dizer que produto combateria coronavírus
Trump em 2016 – Stephen Crowley/The New York Times

CLOROQUINA

No Brasil, Jair Bolsonaro afirmou em 08 de abril que o tratamento contra a covid-19 a base de cloroquina deve ser realizado até o quinto dia após o surgimento dos primeiros sintomas, antes que a doença evolua para um nível mais grave. Em entrevista à Band, Bolsonaro ressaltou que “não entende do assunto”, mas disse que conversou sobre o assunto com muitos pesquisadores. Bolsonaro disse ainda que a substância pode ser aplicada inclusive antes do diagnóstico, porque o resultado pode demorar.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) entende que não há evidências científicas sólidas de que a cloroquina e a hidroxicloroquina tenham efeito confirmado na prevenção e tratamento da covid-19.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.