GAY BLOG BR by SCRUFF

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o primeiro medicamento injetável contra o HIV no Brasil. O Cabotegravir, uma profilaxia pré-exposição (PrEP), possui a função de prevenção contra eventuais infecções pelo vírus causador da Aids. As informações do g1.

A autorização para uso do Cabotegravir no país foi dada à farmacêutica britânica GSK. O registro do novo medicamento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 5 de junho. Ainda não há uma data para o início da comercialização no Brasil.

A Anvisa aprovou o registro do medicamento Apretude (Cabotegravir) – Foto: Divulgação

A PrEP injetável é considerada a mais recente inovação para prevenção do HIV, já que ainda não há uma vacina disponível contra o vírus. Hoje, a prevenção da infecção pelo HIV no país é feita com a PrEP oral, disponibilizada gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2021, o Cabotegravir recebeu aprovação do FDA, agência reguladora dos Estados Unidos. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou o uso do medicamento para prevenção contra o vírus HIV em 2022.

- BKDR -
GAY BLOG by SCRUFF

Ainda no ano passado, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Unitaid, agência global de saúde ligada à OMS, anunciaram um estudo de implantação do Cabotegravir no Brasil, para avaliar a viabilidade de implementação no SUS.

De acordo com a farmacêutica, as duas primeiras doses da PrEP injetável são aplicadas com quatro semanas de intervalo, seguidas de uma injeção a cada oito semanas. As aplicações são intramusculares na região dos glúteos.




GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Comente