GAY BLOG BR by SCRUFF

O escritor e jornalista Chico Felitti, autor das obras “Ricardo & Vânia” e “A Casa”, lançará nesta quarta-feira, 29, pela Storytel, o audiobook “Rainhas da Noite“, sendo resultado de um levantamento da comunidade LGBTQIA+ do centro de São Paulo entre os anos 1970 e 2000 — com destaque para as pouco conhecidas trajetórias de três travestis que comandaram a prostituição na região, em sequência: Jacqueline Blábláblá, Andrea de Mayo e Cris Negão — as “Rainhas da Noite”.

“Essa investigação, que começou com a pandemia, conta uma história oral que se está esvaindo. Miss Biá, por exemplo, foi uma das primeiras pessoas que entrevistei para o audiobook e não viveu para ver o trabalho final, pois a perdemos para a COVID-19. A maior parte das informações não está em páginas de jornais da época ou em arquivos oficiais. Está na lembrança de quem conviveu com as rainhas da noite. O trabalho só foi possível, pois contei com a generosidade de cem pessoas entrevistadas. Ter sua história contada é ter direito a um passado, no qual a gente se apoia para erigir um futuro de aceitação”, conta Chico Felitti.

Chico Felitti narra histórias de Andrea de Mayo, Cris Negão e Jacqueline Blábláblá
Reprodução

Dividido em 7 capítulos, o audiobook conta um lado da história que sofreu o que os pesquisadores chamam “violência arquival”, um apagamento que marginalizou por anos travestis, transexuais, transformistas e drag queens. Sem registros formais, somente inquéritos e boletins de ocorrência, o que restou de escrito sobre esta comunidade e as Rainhas da Noite são apenas notícias de assassinatos, assédios e prisões.

Tudo o que os registros burocráticos deixaram de fora, de exploração sexual a feitos artísticos e riqueza financeira, é resgatado no áudio por meio das memórias afetivas de mais de cem pessoas que conheceram as controversas personagens. Além da ligação das “rainhas” com a criminalidade e, mais para o fim do período, o mundo das drogas.

Quem dá voz à história de Felitti no audiobook é a atriz trans Renata Carvalho, conhecida por encenar o papel de Jesus Cristo na peça teatral “O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Rainha do Céu”.

“É uma alegria emprestar minha voz para o audiobook. Histórias de travestis narradas por uma travesti. O livro de Chico Felitti traz luz à vida de travestis desamparadas pelo Estado, e que encontraram nas próprias travestis a força para resistir ao travesticídio e ao encarceramento em massa de nossas existências. O livro resgata nossa memória. É uma ode à nossa Transcestralidade. Evoé Traviarcado”, diz Renata Carvalho.

SERVIÇO

Audiobook “Rainhas da Noite
A partir de 29 de setembro
https://www.storytel.com/br/pt/

Sobre o autor
Chico Felitti é autor dos livros “A Casa: A História da Seita de João de Deus” e “Ricardo & Vânia”, finalista do prêmio Jabuti 2020, mesmo ano em que lançou o audiobook “Elke: Mulher Maravilha”, pela Storytel. Criou e apresenta o podcast “Além do Meme”, do Spotify. Ganhou os prêmios Comunique-se e Petrobrás de jornalismo.

Chico Felitti conta detalhes do audiolivro sobre a vida de Elke Maravilha

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"