GAY BLOG BR by SCRUFF

Ícone vivo do transformismo na cena LGBT+ carioca das décadas de 80 e 90, Lorna Washington chega ao streaming. O documentário “Lorna Washington – Sobrevivendo a Supostas Perdas” narra a trajetória da artista que transformou sua tragédia numa grande comédia.

Lorna chegou a ser homenageada na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e em diversas Paradas de Orgulho LGBTQI+ por sua militância na luta contra o preconceito e na conscientização sobre o HIV.

Quando os holofotes se apagam, as câmeras revelam uma rotina curiosa. Lorna mora no Engenho da Rainha, subúrbio do Rio, e lida com um problema de saúde na perna que a levou a deixar de lado os saltos e a fazer shows num andador. Mesmo assim, nunca perdeu o rebolado. Afinal, sucesso é saber viver do seu próprio jeito. E isso Lorna canta no gogó, sem dublar.

Além de imagens raras de bastidores de clubes gays cariocas dos Anos 1980, 1990 e 2000, a história é contada por personagens próximos a Lorna, como Rogéria (em uma de suas últimas entrevistas em vida), Alcione, Milton Cunha, Edy Star e Isabelita dos Patins. A direção é assinada pela dupla Rian Córdova e Leonardo Menezes. Ambos saíram da TV para montar um projeto de três filmes mapeando a cena LGBTQI+: Sobrevivendo a Suposta Perdas, Filha da Lua (sobre a ativista travesti Luana Muniz) e V de Viadão (sobre ativistas de direitos humanos LGBTQI+ de São Paulo).

Lorna
Reprodução

Com menção honrosa de melhor documentário no Rio Festival de Gênero & Sexualidade 2016 e Seleção do Festival Vina Del Mar 2017, o filme já vou aplaudido em festivais dentro e fora da Brasil. Do Rio a Belém, do Chile a Berlim.

O filme está disponível na plataforma NOW e será exibido no Canal Brasil em 10/08 (segunda) às 19h35, 25/08 (terça) às 14h55 e 28/08 (sexta) às 15h.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.