O reality show / documentário Deu Positivo, projeto idealizado pela Vbrand e coproduzido com a Cine Group para a GSK/ViiV Healthcare, está disponível para assinantes do Globoplay, desde agosto de 2021. Neste doc-reality, protagonizado por pessoas que vivem com o HIV, as pessoas mostram suas histórias com naturalidade e clareza, mas também lidam com estigmas e preconceitos que, até hoje, rondam a causa.
Deu Positivo foi gravado durante a pandemia e contempla três episódios. No primeiro episódio, o doc-reality conta a história de Victor Bebiano, um multiartista de 23 anos que, recentemente, tornou público que vive com HIV. Victor namora há dois anos com o cenógrafo e aderecista Guilherme Custódio, formando um casal sorodiscordante.
Além do projeto visual encabeçado pelos dois, Victor decidiu gravar uma música e produzir um clipe que apresenta, em formato artístico, a pluralidade de corpos e rostos de pessoas que vivem com HIV. “Enquanto a gente não botar nossa cara, e mostrar quem a gente é, mostrar os nossos corpos, nossos rostos, mostrar como a gente vive, as pessoas vão continuar mantendo aquele estereótipo do passado”, afirma ele.
O criador de conteúdo Gabriel Comicholi vai performar no clipe do novo amigo enquanto trocam experiências e debatem sobre assuntos corriqueiros na realidade de pessoas soropositivas, em especial sobre o conceito I=I (Indetectável = Intransmissível).
O impacto e potencial do Globoplay permite ampliar o alcance de um tema tão importante no Brasil, onde aproximadamente 920 mil pessoas vivem com HIV1. Dados publicados pelo Ministério da Saúde mostram que, em 2019, das pessoas que vivem com HIV no Brasil, 89% já foram diagnosticadas; destas, 77% estão em tratamento e, desse percentual, 94% atingiram supressão viral 1 .
“Ao longo dos anos a GSK/ViiV Healthcare tem desenvolvido diversas ações a fim de fomentar a prevenção e o diagnóstico precoce, além de desmistificar questões em torno do HIV. Com a série “Deu Positivo”, levamos informação para o público geral e mostramos através de histórias reais como é possível viver com HIV e com qualidade de vida. Projetos como esse trazem à tona a importância do tema para o enfrentamento do HIV/AIDS no país”, comenta Gunnar Riediger, BioTech Business Unit Head da GSK.

“Nós vínhamos conversando com a GSK antes mesmo da pandemia sobre a relevância do entretenimento audiovisual para se conectar, de forma autêntica, com a geração Z, na sensibilização da causa do HIV. O Globoplay dará mais visibilidade para um tema importante, muitas vezes tabu, mas que precisa ser visto e discutido por todos. O resultado dessa jornada de cocriação, de brand entertainment na essência, é essa série emocionante, impactante e que traduz genuinamente o propósito da marca”, explica Fernanda Menegotto, sócia-diretora da Vbrand.
“Encontrar as pessoas vivendo com HIV que fizeram parte desta temporada de “Deu Positivo” foi um processo muito particular e de crescimento para toda a equipe de pesquisa, em especial pela responsabilidade de manter o sigilo sobre a sorologia das pessoas que preferem não divulgar essa informação, o que é um direito delas, assegurado por lei”, comenta Luciana Pires, produtora executiva da Cinegroup.
Deu Positivo é um projeto da farmacêutica GSK/ViiV Healthcare coproduzido pela Vbrand e Cine Group com promoção do Globoplay.
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
You must log in to post a comment.