É falsa a notícia que a cidade de Bugliano, na Itália, proibiu as pessoas de fazerem orgias até o dia 3 de abril para evitar a propagação do coronavírus. Ainda que haja um bairro na província de Lucca com o mesmo nome, Bugliano é uma cidade fictícia criada por um site de notícias satíricas para criticar a política local, contextualizando-as em uma espécie de pequeno povoado italiano.

GAY BLOG BR by SCRUFF

O comunicado falso sobre a suposta medida de profilaxia foi disseminado no dia 10 de março nas mídias sociais. A multa para quem fizesse orgia seria de € 875, cerca de R$ 5 mil.

Esta é a 14ª notícia falsa que o site consegue viralizar ao longo de um período de um ano. Recentemente, o perfil espalhou fake news dizendo que crianças “cidadãs” de Bugliano fariam uma excursão para Codogno com objetivo de imunização ao coronavírus, o que seria impossível, já que Codogno está inacessível justamente por causa da pandemia (a região é considerada “zona vermelha”).

No Facebook, o perfil Comune di Bugliano aparece listado como “Site de Entretenimento” e usa o slogan “Onde a natureza e a política se encontram”. Na descrição, o perfil diz que a cidade é especializada no cultivo de beterraba doce e tem cozido de coelho como iguaria. O “site oficial” é um blog do Blogspot e “Todos os direitos reservados à auanagana”.

Conta oficial do município de Bugliano (PI) Informações e eventos na área. Especializada no cultivo de beterraba sacarina. Todos os direitos reservados auanagana Beterraba cozida e coelhos.
Reprodução / Facebook

Outras fake news da cidade fictícia que viralizaram no passado envolviam a proibição do pão baguete para boicotar a França e a proibição da moto Harley Davison em todo território buglianense.

https://bugliano.blogspot.com/
Reprodução: bugliano.blogspot.com

Muito longe de ser igual ao site satírico Sensacionalista, o conteúdo do site de Bugliano tem sido criticado pelo humor questionável e por confundir os internautas mais ingênuos. De qualquer forma, syag, cuidado com as orgias e lavem bem as mãos, ok?

Gloria Gaynor faz ‘viral’ para combater o coronavírus: “I Will Survive”

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".