GAY BLOG BR by SCRUFF

O segundo episódio do Laboratório de Mundo, podcast do Festival CoMA (Consciência, Música e Arte), conta com Linn da Quebrada, Leandrinha Du Art e Jota Mombaça discutindo a descolonização do afeto. Indo ao ar via streaming neste dia 12 agosto (ouça aqui), Linn resume a conversa dizendo que “por uma perspectiva que parte da nossa sociedade e do encontro, e que tenta fugir ao máximo das colônias de dominação dos nossos corpos e afetos pelos quais as nossas redes se formam”.

“A única forma de pensar a descolonização de uma maneira realmente poderosa, é não pensá-la como metáfora, ou seja, não pensá-la como significando outra coisa que não, objetivamente, as transformações das relações materiais e políticas”, explica Jota Mombaça, artista e escritora, sobre o conceito que guia o papo.

Leandrinha Du Art, ativista pelos direitos de pessoas trans e com deficiência, expande ainda mais a pluralidade de pontos de vista e destaca a profundidade das raízes culturais que colonizam essas subjetividades. “Descolonizar esses afetos é admitir que a gente precisa desconstruir da base essa padronagem de afetos que vem enraizada desde os processos fundamentalistas e religiosos, até processos hétero-cis-normativos”, completa.

O próximo episódio reúne Ellen Monielle e Thiago Torres para debater sobre o cuidado, seja consigo, com o outro ou com a natureza. Na estreia do podcast, Linn recebeu Verônica Oliveira (@faxinaboa) e de Alê Garcia (@alegarcia) para uma conversa sobre equidade, diversidade e inclusão (ouça aqui).

Linn da Quebrada e Leandrinha Du Art dissertam sobre "descolonização do afeto"
Linn da Quebrada (Reprodução)

Cronograma:
05/08 | “Diverso e inclusivo”, com Verônica Oliveira e Alê Garcia
12/08 | “Descolonização do afeto”, com Leandrinha Du Art e Jota Mombaça
19/08 | “Autocuidado”, com Ellen Monielle e Thiago Torres
26/08 | “Tempo e ancestralidade”, com Luedji Luna e Pai Rodney
02/09 | “Saúde e Cultura”, com Teresa Cristina e Lucas Veiga
09/09 | “Consumo consciente e o meio ambiente”, com Giovanna Nader e André Carvalhal
16/09 | “Cocriação”, com Fióti, Jaque Fernandes e Srta. Bira
23/09 | “Novo mundo de trabalho”, com Nathaly Dias e Monique Evelle




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"