O jornalista, artista e ativista LGBTQIA+ Alexandre Böer (57) morreu na manhã desta segunda-feira, 21 de junho, em Porto Alegre. Segundo a ONG Somos, da qual ele é um dos fundadores, o falecimento foi por “causas naturais”. As informações são do G1 e Correio do Povo.
“Se orgulhava de dizer que a ONG Somos, que em 2021 completa 20 anos, começou na sala da casa dele”, diz o post da ONG Somos no Instagram, “E a partir daí, construiu com outros amigos e ativistas um trabalho que foi referência para uma geração inteira de ativistas. Foi nosso representante e diretor em importantes organizações, como a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) e a Associação Internacional de LGBTI+ (ILGA), chegando a acompanhar diretamente as articulações do movimento na ONU.”
Böer atuou na coordenação de políticas públicas para LGBTI+ no Brasil e foi o primeiro diretor de uma pasta voltada ao tema na Prefeitura de Porto Alegre. Além disso, foi um dos idealizadores do programa Brasil Sem Homofobia, lançado em 2004.
Considerado um dos mais importantes ativistas da causa LGBTQIA+ no Brasil, também militou no movimento de Luta contra o HIV, participando do Grupo de Apoio à Prevenção da AIDS no Rio Grande do Sul (GAPA/RS).
Como jornalista, Alexandre Böer escreveu livros, dirigiu produções audiovisuais e se dedicava à divulgação artística. Atuou em “Rômulo, o Grande” (1998), dirigida por Arine Ibias e protagonizada por Isabel Ibias; com quem trabalhou também em “A Visita da Velha Senhora”, ao lado de Hélio Barcellos Jr em 1990. Também produziu “mulheres do Pau Brasil”, de Zé Adão Barbosa, com Éverton Barreto, Glória Cristal e Lauro Ramalho.
O crítico e pesquisador teatral Francisco Wasileski, com quem Alexandre dividiu o júrio do Prêmio Açorianos de Teatro 2004, diz que ele “era uma pessoa muito querida e corajosa, que abriu o caminho da militância gay, se expondo em debates e programas de TV numa época em que a militância era velada, em 1996”. Já o artista visual Sandro Ka, postou nas redes sociais: “Um cara inteligente, sensível e interessante, super importante para a construção do movimento LGBTQI+ e de Luta contra a Aids, nos deixou hoje. Que sua caminhada nos inspire, que nunca deixe de nos movimentar. Descanse em paz”.

Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
[…] Contarato★ MENÇÃO HONROSA: Anyky Lima★ MENÇÃO HONROSA: Alexandre Böer★ MENÇÃO HONROSA:Janaína Lima★ MENÇÃO HONROSA: Loren […]
[…] Hilton (31%)★ JÚRI: Fabiano Contarato★ MENÇÃO HONROSA: Anyky Lima★ MENÇÃO HONROSA: Alexandre Böer★ MENÇÃO HONROSA:Janaína Lima★ MENÇÃO HONROSA: Loren Alexander★ MENÇÃO […]