O movimento Sleeping Giants surgiu durante a eleição estadunidense de 2016 ao se perceber que proliferação de notícias racistas, sexistas, xenofóbicas, homofóbicas e anti-semitas validavam os discursos de ódio que antes eram velados.

Após investigar quais sites eram responsáveis por fake news e intolerâncias, o publicitário Matt Rivitz criou uma conta no Twitter para informar e alertar empresas de que a publicidade de seus produtos aparecia em sites como o Breitbart News, a maior dessas fontes de notícias falsas. Em razão da “publicidade programática”, uma rede de algoritmos complexos que segmenta indivíduos ao invés de sites específicos, os anúncios são veiculados através de plataformas como o Google Ads e nem sempre são de conhecimento do anunciante. Como resultado do trabalho de Rivitz, o Breitbart News perdeu mais de 50,7 milhões de reais em publicidade.

Armados com essa informação, o movimento Sleeping Giants Brasil foi criado neste mês  para alertar empresas brasileiras de que seus anúncios estão sendo associados a sites não confiáveis e, consequentemente, financiando ódio e mentiras. O movimento está no Twitter e no Instagram @slpng_giants_pt e já acumula mais de 400 mil seguidores na totalidade. Por sua vez, os usuários endossam as denúncias cobrando posicionamento das empresas.

O QUE É A PUBLICIDADE PROGRAMÁTICA?

O site Partteam define o termo a um conjunto de diferentes tecnologias que automatizam (com diferentes níveis de controle e automação) o posicionamento e a otimização da publicidade online. O principal objetivo consiste na substituição de atividades humanas na negociação de espaços de publicidade. Ou seja, as empresas não tomam total conhecimento de quais sites seus anúncios podem ser exibidos. No passado, as empresas de Publicidade Programática se preocupavam em impedir a exibição de anúncios em sites pornográficos ou ao de conteúdo violento. Como as notícias falsas se tornaram uma história real, ficou claro que a publicidade programática financia muitos desses sites.

COMO AJUDAR?

Em documento, o Sleeping Giants Brasil cita que o “Jornal da Cidade Online” é um dos maiores propagadores de desinformação e ódio do país e convida todos a tirar “print” de um anúncio exibido site e postar um a nota educada para as redes sociais da empresa e marcar a conta do movimento (@slpng_giants_pt) para que possam acompanhar o progresso. A empresa ao responder, é solicitada uma confirmação de que os ads foram retirados e o Sleeping Giants Brasil anunciará em “TWEET DE CONFIRMAÇÃO” com a eficiência da empresa.

Como impedir que seus anúncios apareçam em sites de fake news e propagação de ódio

Google Notícias