GAY BLOG BR by SCRUFF

Este artigo também está disponível em: English Español

Os brasileiros elegeram ao menos 25 pessoas trans nas eleições deste ano, segundo a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), em um total de 294 candidaturas. O número é mais que o triplo do registrado em 2016, quando foram eleitas oito pessoas trans, de um total de 89.

Pelo PSOL, Linda Brasil, 47 anos, conseguiu uma cadeira na Câmara de Aracaju, no Sergipe. Ela será a primeira mulher trans a ocupar um cargo político em seu estado, com 5.773 votos.

“Para mim é histórico e também uma responsabilidade muito grande, porque estou representando uma comunidade que sempre foi excluída. Então, é muito importante que a gente ocupe esses espaços, não ocupar por ocupar, mas que a gente provoque transformações importantes nessa política”, disse ao G1.

- BKDR -
GAY BLOG by SCRUFF
Linda Brasil/ Reprodução

Pela primeira vez, os eleitores de São Paulo escolheram uma mulher trans e negra para ocupar o cargo de vereadora em uma das 55 cadeiras da Câmara Municipal. Erika Hilton (PSol) foi eleita com mais de 50 mil votos.

Thabatta Pimenta, de 28 anos, foi eleita vereadora do município de Carnaúba dos Dantas, no Rio Grande do Norte. Ela é a primeira mulher trans eleita e a 8ª mais votada da cidade, com 267 votos, pelo PROS.

Em Belo Horizonte, a professora Duda Salabert (PDT) contabilizava quase 32 mil votos com 85% das urnas apuradas. É a primeira transexual a ocupar uma cadeira no legislativo da capital mineira.

Thabatta Pimenta/ Reprodução

Pessoas trans eleitas em 2020

1. Thabatta Pimenta – PROS – Carnaúba do Dantas/RN

2. Linda Brasil – PSOL – Aracaju/SE

3. Duda Salabert – PDT – Belo Horizonte/MG

4. Maria Regina – PT – Rio Grande/RS

5. Lins Roballo – PT – São Borja/ RS

6. Benny Briolly – PSOL – Niterói/RJ

7. Erika Hilton – PSOL – São Paulo/SP

8. Gilvan Masferre – DC – Uberlândia/MG

9. Thammy Miranda – PL – São Paulo/SP

10. Carolina Iara – Bancada Feminista do PSOL – São Paulo/SP

11. Kará – PDT – Natividade/RJ

12. Filipa Brunelli – PT – Araraquara/SP

13. Isabelly Carvalho – PT – Limeira/SP

14. Anabella Pavão – PSOL – Batatais/SP

15. Paulette Blue – PSDB – Bom Repouso/MG

16. Regininha Lourenço – AVANTE – Araçatuba/SP

17. Lorim de Valéria – PDT – Pontal/SP

18. Tieta Melo – MDB – São Joaquim da Barra/SP

19. Paulinha da Saúde – MDB – Eldorado dos Carajás/PÁ

20. Rebeca Barbosa – MDB – Salesopolis/SP

21. Titia Chiba – PSB – Pompeu/MG

‪22. Samara Santana – PSOL – Quilombo Periférico – São Paulo/SP ‬

23. Brenda Ferrari – PV – Lapa/PR

24. Dandara – MDB – Patrocínio paulista/SP

25. Yasmin Prestes – MDB – Entre-Ijuis/RS




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog Br, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.