GAY BLOG BR by SCRUFF

Atendendo ao pedido da Aliança Nacional LGBTI+, o Ministério da Saúde incluiu no grupo prioritário para a vacina contra Covid-19 as pessoas que vivem com HIV imunodeprimidas, com CD4 menor que 350. A decisão foi publicada no sábado dia 23 de janeiro e, com as mudanças, os grupos prioritários passam a somar 77,2 milhões de pessoas.

De acordo com a Agencia AIDS, a vacina para pessoas com HIV é essencial para garantir a qualidade de vida: “Venho dizendo isso há um tempão. Principalmente as com CD4 baixo. Não tem nenhuma contraindicação para as pessoas com HIV se vacinarem”, disse a infectologista Adele Benzaken, ex-diretora do Departamento de HIV e Hepatites Virais.

“Quem tem HIV e outras comorbidades, é idoso, CD4 baixo e carga viral detectável, tem mais chances de desenvolver um quadro grave caso tenha covid-19. Por isso, essa pessoa deve ser vacinada contra o novo coronavírus o mais rápido possível”, alertou o Dr. Valdez Madruga, do Centro de Referência e Treinamento em IST/Aids de São Paulo.

Pessoas HIV+ (CD4 menor que 350) são incluídas como prioridade na vacinação
Reprodução

Ainda segundo a Agência AIDS, além da inclusão do HIV, houve algumas mudanças na pasta, incluindo as gestantes em uma lista diferente, a de “precauções”, em conjunto com outros grupos que exigem atenção. O documento também aponta ter mais de 354 milhões de doses contratadas para vacinação – das quais 212 milhões são da AstraZeneca/Fiocruz, 100 milhões são do Butantan/Sinovac e 42,5 milhões do consórcio Covax Facility.

No entanto, a pasta ainda não divulgou os cronogramas previstos para a entrega das doses, cuja produção passa por impasses devido à dificuldade para obtenção de insumos da China.

Vale dizer que o CD4 são células do sistema imunológico e o principal alvo do vírus HIV. Com o avanço do vírus no corpo, menos o número de CD4, e quanto menos linfócitos CD4, maior vulnerabilidade do sistema imunológico, aumentando o risco de complicações e infecções.

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os LGBTs que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"