GAY BLOG BR by SCRUFF

This article is also available in: English

O ex-jogador de futebol Philipp Lahm disse em sua biografia “O Jogo: O Mundo do Futebol” que os jogadores gays não deveriam revelar suas orientações sexuais nem mesmo para os companheiros de time. Segundo Lahm, nem os torcedores e nem os atletas têm a maturidade necessária para aceitar um jogador homossexual.

“Ainda falta aceitação no mundo do futebol e na sociedade em geral” – disse, em um trecho do livro – “Ele [o jogador gay] não poderá contar com essa mesma maturidade de todos os seus rivais ou nos estádios onde vai jogar. Eles teriam que suportar insultos e difamações. Quem aceitaria?”.

No entanto, ele enaltece a saída do armário do jogador Thomas Hitzlsperger, que decidiu revelar ao público em 2014, logo após ter se aposentado.

“Parece prudente que ele ousou dar o passo e tornar pública sua homossexualidade somente após encerrar sua carreira de jogador de futebol ativo”, concluiu o ex-lateral.

"Não saiam do armário!" diz Philipp Lahm sobre atletas no futebol
Reprodução

JOGADORES DE FUTEBOL QUE SÃO ABERTAMENTE GAYS

Segundo um artigo de Rafael Reis do UOL Esporte, o futebol não costuma ser um dos espaços mais “acolhedores” para os homossexuais, sendo um ambiente notoriamente conhecido pela discriminação e homofobia e, endossando o discurso de Lahm, ele diz que a maioria prefere evitar a exposição para não prejudicar a carreira.

No entanto, ele cita alguns jogadores que resolveram se expor publicamente, incluindo o já citado Thomas Hitzlsperger;  Robbie Rogers, que também anunciou sua homossexualidade no dia em que se aposentou; Collin Martin, que ainda joga futebol e encabeça uma campanha para que atletas gays se revelem; Justin Fashanu, que foi o primeiro a expor sua orientação sexual; Anton Hysén, que é filho de um ex-jogador que defendeu o Liverpool na Copa do Mundo de 1990 e até mesmo o veterano Olivier Rouyer, que disputou a Copa do Mundo de 1978, e anunciou sua homossexualidade em 2008, nove anos após encerrar sua carreira como técnico.

Phillip Lahm - Reprodução
Phillip Lahm – Reprodução

This article is also available in: English

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF (Google Play ou App Store) está disponibilizando gratuitamente a versão PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".