Segundo a coluna de Guilherme Amado, da revista Época, os alunos da SmartFit estão querendo cancelar suas matrículas nas academias da rede após seu dono, Edgard Corona, ser investigado quanto ao impulsionamento de fake news.

No entanto, parece que há uma dificuldade para que o cancelamento ocorra, já que muitos alunos não estão conseguindo fazer contato com suas academias.

Dono da SmartFit estaria impulsionando Fake News
Foto: Reprodução

Apesar do cancelamento e da pandemia do coronavírus, a SmartFit encerrou o primeiro trimestre do ano com lucro de R$ 25 milhões, um crescimento de 21,3% quando comparado ao mesmo período de 2019. A informação vem do canal Money Times.

Advogada ensina a cancelar contrato com a Smart Fit e se dispõe a abrir ação judicial caso a empresa dificulte

CANCELANDO A MATRÍCULA

Tendo em vista a dificuldade do cancelamento, já circula na internet um passo a passo para encerrar o contrato:

A Smart Fit tem uma cláusula no contrato (seja mensal ou anual) que prevê que não será cobrada multa se o cancelamento for solicitado com 30 dias de antecedência. Ou seja, não pode cancelar na hora que pede, mas em 30 dias o contrato é cancelado sem multa. Porém, o contrato prevê que o cancelamento só pode ser feito presencialmente. E as unidades estão fechadas. Então segue o roteiro:

1- ache o contrato, ele foi enviado por e-mail no dia da contratação. Atente-se para o número do contrato.
2- entre no site do Procon para fazer uma reclamação no campo “acessar atendimento eletrônico: https://consumidor.procon.sp.gov.br/
3- cadastre-se e entre e faça uma “nova reclamação”; classificação “demais serviços” e depois “cultura, esporte…academia” e depois “cobrança/contestação” e depois “cobrança por serviço não fornecido”.
4- preencha tudo: está tudo no contrato, nome da academia correto, CNPJ, endereço e etc.
5- preencha o campo da reclamação com o seguinte texto:
“Contratei a academia Smart Fit na unidade (ver no contrato e preencher) e estou tentando cancelar conforme a cláusula de cancelamento desde (preencher com a data em que a academia fechou) mas não é possível porque o cancelamento deve ser feito presencialmente conforme o contrato e as unidades estão todas fechadas. Inclusive ninguém atende o telefone.”
Número do contrato: (ver no contrato e preencher aqui)
Unidade: (ver no contrato e preencher)
6- anexe o contrato (anexar arquivo) e finalize a reclamação.
A Smartfit vai responder por e-mail em alguns dias, fique atento ao seu e-mail.
Responda apenas: “A DEFESA NÃO PROCEDE POIS O CONTRATO PREVÊ O CANCELAMENTO SEM MULTA COM ANTECEDÊNCIA DE 30 DIAS E A UNIDADE ESTÁ FECHADA E NINGUÉM ATENDE O TELEFONE. SOLICITO O CANCELAMENTO DO CONTRATO E DEVOLUÇÃO DOS VALORES PAGOS DESDE ABRIL.”

No Twitter, movimento alerta empresas para retirarem anúncios que aparecem em sites de ódio e fake news | Sleeping Giants Brasil

ENTENDA A POLÊMICA COM O DONO DA SMARTFIT

Segundo uma reportagem do jornal O Globo, Edgar estaria envolvido em um esquema de fake news, patrocinando e impulsionando publicações mentirosas para atacar o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Por essa razão, ele teve seu sigilo bancário e fiscal quebrado, além de ter sido alvo de busca e apreensão feito em uma operação na última quarta-feira. Ele será ouvido pela polícia federal em 10 dias.

Segundo a investigação, havia uma mensagem do Corona enviada por WhatsApp a outros membros em um grupo chamado “Brasil 200 Empresarial”.

“Temos de impulsionar estes vídeos [com mensagens contra o Supremo e fake news]. Precisamos de dinheiro para investir em marketing.”

A assessoria do empresário divulgou uma nota informando que “Edgard Corona está à disposição da Justiça para os devidos esclarecimentos em investigação do STF”.

Vale dizer que, no início do mês, Jair Bolsonaro publicou um decreto ampliando os serviços essenciais da pandemia, incluindo as academias como serviços essenciais. Além deste, salões de beleza e barbearias também passaram a ser considerados essenciais.

Google Notícias
Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".