GAY BLOG BR by SCRUFF

No último dia 12 de outubro, o primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, disse que a princesa herdeira, Catharina-Amalia (17), terá o direito de se casar com uma pessoa de qualquer gênero sem abdicar do direito ao trono. As informações são da Isto É.

Pouco se sabe sobre a vida pessoal da princesa, que também não fez nenhum comentário sobre o assunto. No entanto, a questão surgiu após livros recentemente publicados terem argumentando que as regras do país excluem a possibilidade de um casal real ser homoafetivo.

Mark Rutte defende que os tempos são outros desde que seus predecessores lidaram com a questão pela última vez em 2000.

“O governo acredita que a herdeira também pode se casar com uma pessoa do mesmo sexo”, escreveu Rutte em carta ao Parlamento. “O gabinete, portanto, não acredita que um herdeiro ao trono do rei deva abdicar se ele/ela quisesse se casar com um parceiro do mesmo sexo.”

Princesa da Holanda poderá casar com outra mulher, diz primeiro-ministro
Reprodução

Como é ser LGBT na Holanda?

A Holanda foi o primeiro país a permitir o casamento homoafetivo no mundo, legal desde o dia 1 de abril de 2001. No dia em que houve a legalização, quatro casais aproveitaram o momento para oficializarem a união em Amsterdã.

Em 1986, a Igreja Remonstrante da Holanda foi a primeira denominação cristã do mundo a realizar uniões homoafetivas dentro da igreja. Desde 2004, a Igreja Protestante na Holanda passou a permitir que suas congregações realizem casamentos gays.

Segundo um artigo da Super Interessante, a Holanda é considerado um dos melhores países para os LGBTs, pioneiro em legalizar a homossexualidade no mundo, no ano de 1811. Atualmente, os gays podem adotar crianças, e as lésbicas podem ter acesso ao tratamento de inseminação artificial pelo sistema público de saúde.

Além disso, a mais antiga associação para defesa dos Direitos dos LGBTs no mundo, a COC – Cultuur en Ontspanningscentrum, também é holandesa, sendo datada de 1946. Como a ONG surgiu em uma época em que havia muito preconceito, o nome original buscava camuflar os objetivos da associação.

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"