Em junho, Paulo César Salomão Filho, presidente da Procuradoria da Justiça Desportiva (STJD) anunciou que puniria com multa ou até perda de pontos de times cujos torcedores cantarem gritos homofóbicos nos estádios. A medida atende à recente criminalização da homofobia no Brasil estabelecida pelo Supremo Tribunal Federal e a diretrizes da Fifa.
No último dia 25, primeira vez na história do futebol brasileiro, um árbitro (Anderson Daronco) paralisou o jogo ao ouvir a torcida entoar um canto homofóbico. Na ocasião, após o Vasco abrir o placar contra o São Paulo, alguns torcedores vascaínos começaram a gritar “viado, time de viado”.
Durante o segundo tempo, Daronco avisa e Luxemburgo pede para torcida do Vasco parar com os cantos homofóbicos pic.twitter.com/EfmrtaXl3B
— globoesportecom (@globoesportecom) August 25, 2019
Em nota oficial divulgada no dia seguinte (26), o Vasco lamentou e repudiou “qualquer canto ou manifestação de caráter homofóbico por parte de alguns de seus torcedores”, além de pedir “desculpas a todos que, corretamente, se sentiram ofendidos por este comportamento”. O clube também militou contra a homofobia na partida seguinte, contra o Cruzeiro, com os atletas entrando em campo com uma faixa “homofobia é crime”.


Por fim, os principais times de futebol do Brasil se uniram em um manifesto que foi publicado em conjunto nas redes sociais, no dia 30, com a hashtag #DigaNãoàHomofobia.
“Clubes da série A se unem pelo combate à homofobia, não somente em campo, mas no dia a dia. São inaceitáveis práticas ainda existentes em nossos estádios: temos que dar um basta! Pior que prejudicar o seu time é cometer um crime. Grito homofóbico não é piada, muito menos cântico de torcida. Grito homofóbico é crime, dentro e fora dos estádios. Diga não à homofobia!”, diz o manifesto.
Clubes da série A se unem pelo combate à homofobia, não somente em campo, mas no dia-a-dia. São inaceitáveis práticas ainda existentes em nossos estádios: temos que dar um basta!#respeito #homofobiaécrime #unidosomosinvencíveis pic.twitter.com/IfEDWojTGe
— Corinthians (@Corinthians) August 30, 2019
Clubes da série A se unem pelo combate à homofobia, não somente em campo, mas no dia a dia. São inaceitáveis práticas ainda existentes em nossos estádios: temos que dar um basta!#respeito #homofobiaécrime #unidosomosinvencíveis pic.twitter.com/bchqF09GhQ
— SE Palmeiras (@Palmeiras) August 30, 2019
Clubes da Série A se unem pelo combate à homofobia, não somente em campo, mas no dia a dia. São inaceitáveis práticas ainda existentes em nossos estádios: temos que dar um basta!#respeito #homofobiaécrime #unidosomosinvencíveis pic.twitter.com/glQbxD71Je
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) August 30, 2019
Diga não à homofobia!
Os clubes da série A do futebol Brasileiro se unem pelo combate à homofobia, não somente dentro do campo de jogo, mas no nosso dia a dia. pic.twitter.com/XRNVh80cBu
— Vasco (@VascodaGama) August 30, 2019
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
You must log in to post a comment.