Time de futebol adota bandeira LGBT como uniforme oficial

Time inglês Altrincham estreia em campo com a camisa com as cores da bandeira LGBT

Em apoio à causa LGBT+, o time Altrincham FC estampou em seu uniforme oficial as cores da bandeira arco-íris. O time britânico estreou em campo a camisa neste sábado (16) contra o Bradford.

futebol
Fonte: Getty

As camisas estampadas fazem parte da “FvH (Football versus Homophobia)“, campanha em homenagem aos dez anos da trágica morte de Justin Fashanu, primeiro jogador a se declarar abertamente homossexual. Parte do lucro da venda das camisas será doado para um centro de acolhimento LGBT.

Foto: Reuters

O diretor do clube, Bill Waterson, se orgulha em fazer parte desse movimento: “Cada pessoa com quem lidamos – seja torcedor do Altrincham, Bradford PA, FA, Liga Nacional, quem quer que seja – todos apoiaram muito o que estamos tentando fazer. Isso só mostra até onde o futebol chegou, porque não acho que seria o caso dez anos atrás, e certamente não não há 20 anos.

Altrincham Football Club
Foto: Altrincham Football Club

“As mensagens que recebi de pessoas de todo o mundo têm sido muito animadoras. Há um sujeito em Massachusetts que escreveu: ‘Eu gostaria que os times americanos tivessem coragem de fazer algo assim, é realmente incrível’. Também houve uma pessoa que explicou que estava passando pelo processo de transição de gênero, e não se sentiu capaz de ir aos jogos, mas agora planeja voltar. O fato de estarmos atingindo pessoas como essas é realmente muito reconfortante” completa Waterson.

futebol
Andrew Jones, goleiro, veste a camisola do Pride | Foto: Altrincham FC
Altrincham FC 1-1 Bradford (Park Avenue)
Altrincham FC 1-1 Bradford (Park Avenue)

Altrincham faz história sendo o primeiro time a ter uma postura como essa em relação à homofobia presente no futebol. Para quem quiser comprar a camisa, o valor é de £25.00 no site oficial.

Com informações de UOL, GayStarNews, Atlrinchan e BBC.

LEIA TAMBÉM: Após jogadores LGBT+ relatarem ameaças dentro de clube, estabelecimento reage com mais ameaças

2 COMENTÁRIOS