Uma instalação de luzes a laser representando as cores do arco-íris, Global Rainbow, vai iluminar a Avenida Paulista neste domingo, dia 14 de junho, em homenagem a Parada do Orgulho LGBT que seria comemorada nesse dia. Como a data do desfile foi mudada para novembro devido a pandemia do coronavírus, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal De Cultura, não quis que o tradicional Mês do Orgulho passasse em branco.

Os canhões de luzes foram idealizados pela artista porto-riquenha Yvette Mattern, apelidada também de Rainbow Girl, e é bastante conhecida em diversos países desde sua primeira exibição, em 2009. Aqui no Brasil, serão instalados no alto de um prédio no bairro Paraíso e virados para a Rua da Consolação e, assim, vão cobrir toda a avenida. A visibilidade será de até 60 km de distância e os raios serão emitidos nas sete cores diferentes do arco-íris. O evento vai durar 3 horas, se iniciando às 19h e encerrando às 22h. As luzes ficarão 15 minutos acesas e depois 5 apagadas.

O Arco-Íris faz parte do evento Global Rainbow
Foto: Reprodução

O Global Rainbow faz parte de uma campanha do Doritos, marca da Pepsi, que doará R$ 1 milhão para entidades que apoiam a causa LGBTQIA+. Já as luzes percorreram os céus de muitas cidades importantes, como Nova Iorque, Londres, Paris, Berlim e Pequim.

Mattern atualmente alterna sua moradia entre Nova Iorque e em Berlim. Ela é casada com Georg Polke e ambos tem um filho: Maxilmilian Mattern.

Quanto as novas datas da Parada do Orgulho LGBT, ela serão:

  • 23/11/2020 – Coletiva de Imprensa
  • 27/11/2020 – Prêmio Cidadania em Respeito a Diversidade
  • 28/11/2020 – Feira Cultural da Diversidade
  • 29/11/2020 – 24ª Parada LGBT+ de SP.

“Como sabemos, a Parada LGBT de São Paulo, além de receber as pessoas da cidade de São Paulo, também recebe turistas do Brasil e do exterior, e preocupados com a segurança da nossa população diante da pandemia, orientamos a todas as pessoas que se for comprar passagens aéreas ou terrestres, organizar excussões e reservar hotéis, não faça nada neste momento, se programem a partir de setembro/2020, quando de fato teremos mais informações/orientações do Governo do Estado, da Prefeitura e dos órgãos de saúde a respeito da pandemia.” – diz a página oficial da Parada no Facebook.

Anteriormente, a data escolhida tinha sido 22 de novembro e, antes da pandemia, estava prevista para 14 de junho.

Google Notícias
Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve um desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia".