GAY BLOG BR by SCRUFF

Cerca de 30 mil pessoas marcharam, em Paris, na França, neste sábado, 26, pelos direitos da comunidade LGBTQIA+, na Marcha do Orgulho, informa o jornal Le Monde. A marcha acontece no fim do governo de cinco anos de Emannuel Macron.

Diante dos estandartes militantes, manifestantes conduzem a dança de salto agulha, maiô com brilhantes, lantejoulas e grandes asas de penas coloridas. Atrás, os slogans são contundentes: “O tempo está péssimo, o governo também”, “Chega dessa sociedade que oprime trans, diques e queers! “

Reprodução

É um “polo de lutas”, constituído nomeadamente pelas associações Acceptess-T, Act Up Paris, FièrEs e a comissão LGBTQIA + do NPA, que conduz os participantes na direção da Place de la République. O slogan: “Mais direitos, menos conversa; muitas promessas, nós regredimos! “

Embora não pudesse ser realizada no ano passado devido à crise de saúde, a Marcha do Orgulho de 2021 é “mais radical e política do que o normal”, disse Elsa, 31, uma ativista do NPA. Poucos meses antes das eleições presidenciais, “havia o desejo de politizar o Orgulho para que não fosse apenas um momento festivo, mas também uma forma de fazer valer [os] direitos”. Direitos que a jovem detalha: luta contra as fobias LGBT, fim das terapias de conversão, autodeterminação de todos e legalização da procriação medicamente assistida (PMA), desejada e gratuita para todos.

“Estamos aqui para defender nossos direitos, para mostrar que estamos contra uma sociedade e um governo que não nos respeita”, diz Julien, 26, de mãos dadas com o namorado. De todas as caminhadas que fizeram, esta parece-lhes a mais importante. “No contexto atual, não podíamos ficar calados”, observa Julien.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog Br, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.