GAY BLOG BR by SCRUFF

O documentário “Corpolítica“, dirigido por Pedro Henrique França e com produção de Marco Pigossi, será exibido gratuitamente no Cine Brasília, dentro da programação do 8º BIFF – Festival Internacional de Cinema de Brasília, nesta segunda-feira (26), às 19h. O filme, que terá sua estreia nacional no festival, contará ainda com a presença do diretor na sessão, comentando e recebendo o público. Na terça-feira (27), haverá outra exibição, às 16h, no Sesc 504 Sul.

Marco Pigossi e Henrique França (Foto: Liz Dórea)
O documentário teve sua estreia mundial no Queer Lisboa concorreu na mostra competitiva do último Festival do Rio. A obra audiovisual aborda o recorde de candidaturas LGBTQIA+ para as câmaras municipais de todo o Brasil nas eleições de 2020, em meio a uma pandemia que já matava milhares de brasileiros.

“Corpolítica” busca responder o porquê de existir uma sub-representatividade no cenário político do Brasil, país que lidera o ranking dos que mais matam pessoas LGBTQIA+ no mundo. O longa mostra as candidaturas de 2020 de Andréa Bak, Erika Hilton, Fernando Holiday, Monica Benício, Thammy Miranda e William De Lucca, além de entrevistar atores políticos atuantes, como Erica Malunguinho – a primeira deputada trans eleita no Brasil, em 2018 – e Jean Wyllys.

De acordo com diretor, o documentário também se propõe a traçar um paralelo com os processos de aceitação e violência que esses corpos passam para estarem vivos. “Tentamos entender o que despertou esses corpos num momento político desfavorável às suas existências, de uma escalada autoritária, conservadora e preconceituosa no Brasil. E como a baixa participação desses corpos na política estão intrinsecamente relacionados aos índices que colocam o Brasil como o país mais violento para LGBTQIA+ no mundo“, afirma França.

Para Pigossi, o “filme tem o poder de tocar, humanizar e fazer refletir”. “E esse documentário me mobilizou desde o início pelo objetivo de cumprir esses quesitos, sobretudo de humanizar esses corpos, muitas vezes violentados por mentiras, difamações e uma falsa e violenta ideia de pecado, e trazer pro debate a importância que temos de nos posicionarmos e ocuparmos esses lugares“, afirma o produtor.

Erika Hilton e diretor Pedro Henrique França (Foto: Divulgação)

Serviço

O que: Exibição de “Corpolítica”;
Quando: Segunda-feira (26/09), às 19h;
Onde: Cine Brasília – Asa Sul Entrequadra Sul 106/107 – Brasília, DF.




Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.