GAY BLOG BR by SCRUFF

Este artigo também está disponível em: Español

O documentário “Corpolítica” (“Political Bodies” – 2022) está disponível para ser assistido “sob demanda” através das plataformas Claro TV, Vivo Play e Oi TV.  Produzido pelo ator Marco Pigossi e dirigido por Pedro Henrique França, a obra aborda a questão da representatividade da comunidade LGBTQIAPN+ na política do Brasil.

“Corpolítica” segue de perto a jornada de candidatos como Erika Hilton, Monica Benicio, Andréa Bak e William De Lucca na busca por uma cadeira legislativa. Além disso, o filme inclui depoimentos de figuras públicas como Fernando Holiday, Thammy Miranda, Jean Wyllys e Erica Malunguinho.

Corpolítica
Marcos Pigossi, Erika Hilton e Pedro Henrique França – Foto: Divulgação/ Liz Dórea

Vencedor do Prêmio Félix de Melhor Documentário no Festival do Rio 2022, “Corpolítica” foi filmado durante as eleições municipais de 2020, durante a pandemia. O filme foi lançado nos cinemas em junho e teve sua estreia mundial no Queer Lisboa, em Portugal, onde conquistou o Prêmio do Público de Melhor Documentário. O longa também participou de mais de 20 festivais nacionais e internacionais, em países como Estados Unidos, Alemanha, Sérvia, Espanha e Suíça. 

- BKDR -
GAY BLOG by SCRUFF

Assista ao trailer:

De acordo com diretor, o documentário também se propõe a traçar um paralelo com os processos de aceitação e violência que esses corpos passam para estarem vivos. “Tentamos entender o que despertou esses corpos num momento político desfavorável às suas existências, de uma escalada autoritária, conservadora e preconceituosa no Brasil. E como a baixa participação desses corpos na política estão intrinsecamente relacionados aos índices que colocam o Brasil como o país mais violento para LGBTQIA+ no mundo“, afirma França.

Para Pigossi, o “filme tem o poder de tocar, humanizar e fazer refletir”. “E esse documentário me mobilizou desde o início pelo objetivo de cumprir esses quesitos, sobretudo de humanizar esses corpos, muitas vezes violentados por mentiras, difamações e uma falsa e violenta ideia de pecado, e trazer pro debate a importância que temos de nos posicionarmos e ocuparmos esses lugares“, afirma o produtor.

Além de ter sido premiado como Melhor Documentário no Festival do Rio e Melhor Filme LGBTQ no Montreal Independent Film Festival, o documentário recebeu uma menção honrosa no OutFest Peru, um dos principais festivais de cinema LGBTQIA+.

“Eu pedia a Deus para me consertar”, diz Marco Pigossi sobre sua homossexualidade




GAY BLOG by SCRUFF

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Comente