GAY BLOG BR by SCRUFF

Aos 28 anos, um artigo na Constituição impede a vereadora Erika Hilton (PSOL-SP) de se lançar candidata a vice-governadora de São Paulo: ela ainda não tem, nem terá idade suficiente – 30 anos – até outubro de 2022, para disputar o cargo. “Todos querem que eu venha vice de [Guilherme] Boulos para o governo de São Paulo, mas sou muito jovem pra isso”, disse ela em entrevista à revista Marie Claire, publicada nesta terça-feira (23).

Questionada se aceitaria caso pudesse, Erika respondeu: “Talvez sim. Mas não olho para o Executivo como uma vontade. Gosto muito mais do Poder Legislativo. Meu desejo é ser senadora do Brasil”. A ativista é a primeira travesti a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de São Paulo.

(Foto: Reprodução)

Para Erika, ser a primeira travesti entre os vereadores de São Paulo não é algo que deva ser lido apenas como um grande feito, conquistado através da luta de mulheres trans e travestis pela ocupação de espaços. “Ser a primeira em 2020 mostra que as que vieram antes de mim não puderam chegar lá. Então, vejo isso como denúncia gravíssima do apagamento e da violência que acometem a nossa existência”, enfatiza a vereadora.

Além de afirmar que o seu desejo é “ser a  primeira travesti no Senado Federal”, Erika foi questionada, também, sobre a possibilidade de ser presidente da república. “[…] Eu gosto de sonhar com essa possibilidade. Mas talvez hoje, entendendo a política e seus bastidores, não queira estar nesse lugar”, pontuou a vereadora.

Em 2020, Erika foi eleita com 50.508 votos, sendo a mulher mais votada para a vereança no país inteiro naquele pleito. À Marie Claire ela também falou sobre sua reação ao saber do resultado: “Fiquei dura. E, depois, muito feliz. Caramba, deu muito mais que certo. E que ótimo que fui eu, que é este projeto, este corpo que conseguiu. […] Agora, de forma alguma pensava que fosse ser a mulher mais bem votada de todo o país logo após a eleição de Bolsonaro”.

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista gaúcho formado na Universidade Franciscana (UFN) e Especialista em Estudos de Gênero pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)