This article is also available in: Español

GAY BLOG BR by SCRUFF

A Associação Brasileira de Lésbicas, Gay, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT) saiu em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) nesta quinta-feira (28), após notícias de que o governo pretende abrir caminhos para privatização de unidades básicas de saúde.

Não vamos aceitar a Privatização do SUS! Todas as LGBTI+ defendem o SUS como serviço público, gratuito e de qualidade a TODES”, disse a associação em sua conta no Instagram.

A entidade destacou o papel do SUS na política integral de saúde da população LGBTI+ e no processo de redesignação de sexo, que inclui o uso de hormônios e a cirurgia. 

É no SUS que temos a política integral de saúde da população LGBTI+ e o processo transexualizador com hormonização e cirurgias. Queremos mais investimentos para que tudo isso chegue a mais pessoas e não a privatização do que já conquistamos’‘.

Decreto

O posicionamento da associação foi motivado pela publicação de um decreto do governo federal, na última terça-feira, que incluiu unidades básicas de saúde no escopo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), informa a Folha de S. Paulo.
.
A web reagiu com críticas ao governo de Jair Bolsonaro e textos de apoio ao SUS, durante o dia de hoje. A onda de indignação, que incluiu especialistas da área, fez o governo tentar contornar a crise.
.
De acordo com a Folha, a Secretaria-Geral da Presidência da República divulgou nota, afirmando que “a medida não representa qualquer decisão prévia, pois os estudos técnicos podem oferecer opções variadas de tratamento da questão, que futuramente serão analisados pelo governo federal”.
.
usar máscara é coisa de viado fora bolsonaro
Foto: Loja das Pocs
.

This article is also available in: Español

Junte-se à nossa comunidade

O app SCRUFF está disponibilizando gratuitamente a assinatura PRO no Brasil, com todas as funcionalidades premium. Seja Embaixador SCRUFF Venture para ajudar os gays que estão visitando sua cidade. Tenha uma agenda atualizada das melhores festas, paradas, festivais e eventos. São mais de 15 milhões de usuários no mundo todo; baixe o app SCRUFF diretamente deste link.

Jornalista pela Universidade Federal de MS, foi repórter de economia e hoje, além de colaborar para o Gay Blog, é servidor público em Joinville (SC). Escreveu ''A Supremacia do Abandono'', livro disponível em amazon.com.br.