GAY BLOG BR by SCRUFF

Este artigo também está disponível em: Español

O infectologista e professor Dr. Leandro Correa Machado, junto à Universidade Católica de Brasília (UCB), está colocando em prática o projeto comunitário “Derrubando Barreiras”, onde 150 pessoas de baixa renda poderão ser acompanhadas gratuitamente no uso de PrEP (Profilaxia Pré-Exposição). Os atendimentos ocorrerão aos sábados, na clínica Atos Saúde Integrada, em Brasília, e as inscrições poderão ser feitas através do Instagram @drleandromachado ou pelo Whatsapp (61) 99401-8161.

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP, do ingles Pre-Exposure Prophylaxis) consiste no uso de antirretrovirais (ARV) para reduzir o risco de exposição ao HIV. Esta estratégia se mostrou eficaz e segura em pessoas com risco aumentado de exposição ao vírus e o objetivo do projeto é aumentar o número de pessoas fazendo uso de forma correta do PrEP, recebendo orientações, acompanhamento e até prescrição.

“Sabemos que muitos pacientes não têm acesso à rede pública para iniciar esse acompanhamento ou não tem condições financeiras para realizá-lo em rede particular. O projeto vai ao encontro da orientação da política nacional de enfrentamento ao HIV e ainda acolhe pacientes que hoje não têm a opção dessa medida de prevenção”, explica Dr. Leandro Correa Machado.

Dr. Leandro Correa Machado
Dr. Leandro Correa Machado – Divulgação

Dados do Boletim Epidemiológico Especial HIV/Aids 2021, do Ministério da Saúde, revelaram que a maior incidência dos novos casos de HIV (52,9%) está entre a população jovem, de 20 a 34 anos, porém o pertencimento a este ou qualquer outro grupo não é suficiente para caracterizar indivíduos com frequentes situações de exposição ao HIV – este é definido por práticas, parcerias ou contextos específicos que determinam mais chances de exposição ao vírus.

A PrEP se insere como uma estratégia adicional de prevenção disponível, com o objetivo de reduzir a transmissão do vírus e contribuir para o alcance das metas relacionadas ao fim da epidemia. O medicamento pode ser adquirido gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS) ou pela rede privada.

“A política brasileira de enfrentamento ao HIV reconhece que nenhuma intervenção de prevenção isolada é suficiente para reduzir novos casos e que diferentes fatores de risco de exposição, transmissão e infecção operam de forma dinâmica, em diferentes condições sociais, econômicas, culturais e politicas”, avalia o infectologista. “Contudo, para que essa estratégia seja eficaz, é necessário que a rede de saúde remova as barreiras de acesso a essas populações, acolhendo-as na sua integralidade e garantindo seus direitos a saúde de qualidade”, ressalta Dr. Leandro Correa Machado.

ATENDIMENTOS 

Os atendimentos do projeto “Derrubando Barreiras” serão realizados gratuitamente pelos estudantes de medicina da Universidade Católica de Brasília (UCB), sob  orientação coordenador do projeto, nas instalações no Atos Saúde Integrada – Hospital dia e Vacinas.

Confira os alunos selecionados para o projeto “Derrubando Barreiras”:

SERVIÇO

Acompanhamento de PrEP – Projeto “Derrubando Barreiras”
Para 150 pessoas de baixa renda interessadas no uso de PrEP
Período: Aos sábados, a partir de 14/05/2022 – Término 14/05/2024

Inscrições: Instagram @drleandromachado ou pelo Whatsapp (61) 99401-8161.
Local de realização: Atos Saúde Integrada – SHLS 716 conjunto A sala 603 e 605 CEP: 70.390-906. www.atossaudeintegrada.com.br

Mais informações em drleandromachado.com.br




Este artigo também está disponível em: Español

Junte-se à nossa comunidade

Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.

Jornalista formado pela PUC do Rio de Janeiro, dedicou sua vida a falar sobre cultura nerd/geek. Gay desde que se entende por gente, sempre teve desejo de trabalhar com o público LGBT+ e crê que a informação é a a melhor arma contra qualquer tipo de "fobia"