Este artigo também está disponível em:
Español
Há alguns anos que o candidato à presidência do PSL, Jair Messias Bolsonaro, vem alertando sobre a possível implementação do ‘Kit Gay’ nas escolas públicas. O assunto voltou à tona após a sabatina no Jornal Nacional, onde o candidato apresentou o livro “Aparelho Sexual e Cia” como parte do ‘kit’.

O MEC já havia desmentido a informação anos anteriores e tornou se manifestar (juntamente com sites de checagem de notícias) que nunca houve compra deste título da escritora francesa Hélène Bruller e ilustrado pelo cartunista suíço Zep. O livro, inicialmente no mercado pela editora Companhia das Letras, estava fora de catálogo e agora voltará a ser distribuído por conta da publicidade que o candidato fez em rede nacional.
O termo “Kit Gay” foi criado com caráter pejorativo para se referir ao projeto Escola Sem Homofobia. O material – composto por um caderno, impressos e peças audiovisuais – foi encomendado pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados ao Ministério da Educação (MEC) e elaborado por um grupo de ONGs especializadas, em conformidade com as diretrizes de um programa do governo federal lançado anteriormente, em 2004. Quando houve a polêmica sobre o seu conteúdo, em 2011, Haddad estava no comando do MEC. É possível baixar o PDF do projeto ‘Escola Sem Homofobia’ aqui.
Sobre esta confusão, uma professora do ensino público se pronunciou:

E sobre o ensino de sexualidade nas escolas, a sexóloga Laura Muller explicou do que se trata – em um pouco mais de um minuto:
Junte-se à nossa comunidade
Mais de 20 milhões de homens gays e bissexuais no mundo inteiro usam o aplicativo SCRUFF para fazer amizades e marcar encontros. Saiba quais são melhores festas, festivais, eventos e paradas LGBTQIA+ na aba "Explorar" do app. Seja um embaixador do SCRUFF Venture e ajude com dicas os visitantes da sua cidade. E sim, desfrute de mais de 30 recursos extras com o SCRUFF Pro. Faça download gratuito do SCRUFF aqui.
[…] O ministro Carlos Horbach, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a remoção de postagens no Facebook e no YouTube em que o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, critica o livro “Aparelho Sexual e Cia.” e afirma que a obra integraria material a ser distribuído a escolas públicas (chamado por ele de ‘kit gay‘). […]
[…] Bonoro em sabatina no Jornal Nacional. Foto: reprodução […]
[…] Público Federal oficializou a denúncia contra o ex-presidente Lula. Entre os elementos, o falso Kit Gay, Pabllo Vittar e a distorção do termo […]
[…] Público Federal oficializou a denúncia contra o ex-presidente Lula. Entre as citações, o falso Kit Gay, Pabllo Vittar, o app de relacionamentos SCRUFF e a distorção do termo […]